Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Correspondência de Machado de Assis Tomo I - 1860-1869

Correspondência de Machado de Assis Tomo I - 1860-1869 (2008. 320 pp.)

Sergio Paulo Rouanet

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Afrânio Peixoto

 

Em carta de 21 de abril de 1908, Machado de Assis autorizava seu amigo José Veríssimo a recolher e publicar suas cartas, mas a permissão foi dada com um ceticismo tipicamente machadiano: “Não me parece que de tantas cartas que escrevi a amigos e a estranhos se possa apurar nada de interessante, salvo as recordações pessoais que conservarem para alguns... O tempo decorrido e a leitura que fizer da correspondência lhe mostrará que é melhor deixá-la esquecida e calada.”

A ABL atreveu-se a discordar, nisso, do seu primeiro Presidente, e atribuiu a essa correspondência importância suficiente para incluir sua publicação entre os elementos fundamentais do seu programa de homenagens a Machado de Assis, por ocasião do primeiro centenário da sua morte.

Coube-me orientar e coordenar esse trabalho, realizado pelas pesquisadoras Irene Moutinho e Sílvia Eleutério. A obra abrange cartas propriamente ditas, telegramas, cartões postais e mesmo cartões de visita, quando tiverem algum texto escrito; não somente a correspondência ativa como a passiva; assim como as cartas abertas, publicadas em jornais. [...]

Sergio Paulo Rouanet

Ficha da Obra

Autores: 
Sergio Paulo Rouanet
ISBN: 
978-85-7440-210-9
Ano: 
2008
Páginas: 
320