Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Visitas Guiadas são retomadas na Academia Brasileira de Letras

Visitas Guiadas são retomadas na Academia Brasileira de Letras

 

A Academia Brasileira de Letras retorna com as visitas guiadas gratuitas e abertas ao público. O agendamento é obrigatório e as escolas podem se inscrever, além de outras instituições. As visitas guiadas são uma forma de levar os visitantes a uma viagem no interior da sede da ABL, construção que é uma réplica do Petit Trianon francês, situado em Versalhes. Fatos são narrados e histórias curiosas da vida e obra dos Acadêmicos são contadas e cantadas por um grupo de atores profissionais. Elas serão realizadas todas às quartas-feiras das 14h às 15h (exceto feriados).

O agendamento deve ser feito de forma online. As vagas serão disponibilizadas a cada semana pelo site da ABL e os grupos não podem ultrapassar 50 pessoas. Das vagas disponíveis, 40 serão destinadas às escolas e 10 para o público geral. A idade mínima é de 12 anos. Quanto às inscrições das escolas, cada ingresso contempla um grupo de 40 pessoas. 

A visita é feita ao Petit Trianon, réplica exata do Palácio de mesmo nome, pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta, em Versalhes, França. O prédio foi construído para abrigar a representação daquele país na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil em 1922. No ano seguinte, 1923, o governo francês o doou à ABL, que passou a ter uma sede fixa. Nele são realizadas as sessões acadêmicas e as solenidades comemorativas. Entre elas, a posse de um novo membro e o chá das quintas-feiras.

O visitante tem a oportunidade de conhecer, ainda, os salões que compõem o Petit Trianon, como a sala de trabalho de Machado de Assis e o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas. A atuação dos atores permite que o público faça um passeio pelo tempo e história da fundação da Casa, relembrando os grandes nomes da literatura brasileira.

Links para inscrição:

17/05
https://www.even3.com.br/visita-guiada-17-05-23/

24/05
https://www.even3.com.br/visita-guiada-24-05-22/

31/05
https://www.even3.com.br/visita-guiada-31-05-23/

Serviço

Local: Academia Brasileira de Letras

Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro

Horário: Das 14h às 15h

Entrada gratuita

16/05/2023