Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Université Rennes 2 realiza colóquio internacional em homenagem ao centenário de Jorge Amado

Université Rennes 2 realiza colóquio internacional em homenagem ao centenário de Jorge Amado

 

Em mais uma homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico Jorge Amado, que se comemora este ano, a equipe de pesquisa EREMIT (Equipe de Recherches Interlangues “Mémoires, Identités, Territoires”) da Université Rennes 2, França, realizou, nos dias 11 a 13 de outubro, evento internacional sobre o escritor baiano, denominado ‘Colloque International le Brésil de Jorge Amado”.

O encontro, aberto à participação também de 75 universitários brasileiros, além de outros oriundos de diversos países do mundo todo, contou com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e da Fundação Casa de Jorge Amado.

A primeira homenagem deste ano a Jorge Amado foi feita pela Academia Brasileira de Letras, também na França, durante o “Salon du Livre”, que aconteceu de 16 a 19 de março, em Paris. Na oportunidade, juntamente com a Sorbonne, universidade da qual ele foi Doutor Honoris Causa, criou-se a “Jornada Jorge Amado”, com uma programação que incluiu conferências das Acadêmicas Ana Maria Machado, Presidente da ABL, e Nélida Piñon, e do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. Mais duas foram realizadas em Londres, Inglaterra, no começo de junho, e em Madri, Espanha, dia 19 do mesmo mês, com a participação da escritora Ana Maria Machado. A ABL montou ainda uma exposição sobre o Acadêmico em sua sede, durante os meses de agosto e setembro (foi aberta dia 31 de julho e se encerra dia 28 de setembro).

O colóquio em Rennes é uma realização da professora de letras na França Rita Olivieri-Godet, que trabalhou nele durante um ano: “De todos os escritores brasileiros, o baiano Jorge Amado é seguramente aquele que mais ‘exportou’ imagens do Brasil. A proposta de explorar a dimensão internacional de sua obra e o diálogo intercultural que ela promove justifica-se plenamente. Traduzido em dezenas de línguas, Amado pode ser considerado uma espécie de ‘embaixador’ da cultura brasileira, não somente pela circulação abrangente de sua obra, mas pelas suas múltiplas ‘navegações’ pessoais que lhe permitiram desenvolver laços de amizades com grandes intelectuais e artistas de sua época. Talvez seja, por isso mesmo, o mais internacional dos escritores brasileiros. Um dos eixos do colóquio privilegiará as relações interculturais que a obra amadiana inaugura com espaços culturais estrangeiros. O questionamento sobre a experiência do Outro – nesse caso, o imaginário social sobre o Brasil – por intermédio da obra de Jorge Amado será complementado por um balanço sobre a produção e o legado desse escritor”, afirmou. Os universitários brasileiros interessados em participar devem contatar a organizadora por intermédio do e-mail rgodet@9online.fr.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

15/10/2012

27/09/2012 - Atualizada em 26/09/2012