Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Universidade Estadual de Feira de Santana outorga o título ‘honoris causa’ ao Acadêmico Antônio Torres

Universidade Estadual de Feira de Santana outorga o título ‘honoris causa’ ao Acadêmico Antônio Torres

 

O Acadêmico e romancista Antônio Torres, oitavo ocupante da Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 7 de novembro de 2013, na sucessão de Luiz Paulo Horta, recebeu o título honoris causa da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, dia 5 de novembro, segunda-feira.

Na oportunidade, o Acadêmico fez a conferência de abertura da XVI Semana de Letras, daquela Universidade, intitulada “A formação do leitor literário e a importância dos cursos de letras”. O evento fez parte das comemorações pelos 50 anos da UEFS, e a palestra aconteceu no Auditório Central.
 

O ACADÊMICO

Autor premiado, com várias edições no Brasil e traduções em muitos países, Antônio Torres é considerado um dos mais importantes ficcionistas brasileiros contemporâneos. Sua obra abrange 11 romances, um livro de contos, um livro para crianças, um livro de crônicas, perfis e memórias.

Entre seus livros destaca-se a trilogia formada por Essa terra, O cachorro e o lobo e Pelo fundo da agulha, recém-publicada em Portugal pela Editora Teodolito. Torres, na sua juventude, viveu três anos em Lisboa e no Porto, tendo sido amigo do poeta Alexandre O’Neill, do romancista José Cardoso Pires e do ator João Guedes.

Hoje, Antonio Torres é membro da Academia Brasileira de Letras, na qual ocupa a cadeira fundada por Machado de Assis e que teve, entre outros ocupantes, o escritor baiano Jorge Amado.

31/10/2018