Guadalajara (México) – O diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos será o homenageado do Festival Internacional de Cinema da cidade mexicana de Guadalajara, entre 22 e 30 de março. “O Brasil será o país convidado do 22º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, que prestará homenagem ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos diretores e roteiristas chaves no desenvolvimento do cinema brasileiro”, comunicou a organização do evento.
Serão exibidos quatro filmes do cineasta brasileiro: Vidas secas (1963), O amuleto de Ogum (1974), Tenda dos milagres (1977) e Brasília 18% (2006).
O Brasil também será homenageado com a apresentação, fora da competição, do filme mais recente de Karim Aãnouz, O céu de Suely, e com exposições do fotógrafo Walter Carvalho e do artista gráfico Fernando Pimenta.
O Festival de Guadalajara terá ainda retrospectiva do cinema brasileiro e a presença do escritor Rubem Fonseca, para apresentar o filme O homem do ano, baseado em seu romance O matador.
Finalmente, será difundido o trabalho realizado pela Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura brasileiro, no programa Revelando os Brasis, para fomentar o cinema nacional.
Além da ligação cultural, a cidade mexicana possui vínculos com a cultura nacional desde que a Seleção começou por lá a campanha vitoriosa pelo tricampeonato, na Copa do Mundo de 1970. Na cidade, há monumentos aos jogadores, que fizeram amigos e fãs quando ficaram por lá.
Correio Braziliense (DF) 24/2/2007
27/02/2007 - Atualizada em 26/02/2007