Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Solenidade da posse da Diretoria para o exercício de 2011 acontece na ABL

Solenidade da posse da Diretoria para o exercício de 2011 acontece na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras realizou no dia 16 de dezembro, a solenidade da posse da Diretoria para o exercício de 2011, assim constituída:

Presidente - Marcos Vinicios Vilaça
Secretária-Geral - Ana Maria Machado
Primeiro-Secretário - Domício Proença Filho
Segundo-Secretário - Murilo Melo Filho
Tesoureiro - Geraldo Holanda Cavalcanti

O Presidente Marcos Vilaça foi eleito por unanimidade, recebendo 37 votos, uma abstenção por motivo de doença e um voto em branco do próprio candidato eleito.

O Acadêmico administrará a Casa por mais um ano, depois de presidir a instituição em 2006, 2007 e 2010.

Após a eleição, o Presidente Marcos Vinicios Vilaça disse que lutará em 2011 para dar prosseguimento à tarefa de se ampliar os trajetos da Academia, no sentido de torná-la ainda mais vista e ouvida. Vilaça falou também sobre os novos tempos que pretende para a ABL:

“A Academia não foi feita para entesourar cultura, mas para socializá-la. Sem perdemos de vista o culto à tradição e à excelência, investiremos ainda mais fortemente na busca da modernização de nossas atividades. Continuaremos aprendendo com Machado, parodiando o conceito do Mestre de que nem tudo se faz somente com o patrimônio dos antigos, nem tudo se faz com os haveres do moderno, mas com os dois constrói-se  começar comum”.

Nesta gestão, Marcos Vilaça se destacou pela sua forte adesão às novas tecnologias da informação, como o lançamento do Twitter; da distribuição de e-books entre os  acadêmicos; do sistema de E-mail Marketing, que contribui com a divulgação dos eventos que a Casa promove via correio eletrônico; do lançamento do site Joaquim Nabuco, em homenagem ao ano do grande abolicionista e diplomata brasileiro; além das programações culturais, compostas por conferências; pelo “Seminário Brasil, brasis”, que busca debater temas da atualidade; mesas-redondas, homenageando grandes efemérides da literatura, dentre outros eventos, sempre abertos ao público.

A solenidade da posse foi realizada no dia 16 de dezembro no Salão Nobre do Petit Trianon, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

16/12/2010



14/12/2010 - Atualizada em 14/12/2010