Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Sociólogo Hélio Jaguaribe é eleito para a cadeira de Celso Furtado na ABL

Sociólogo Hélio Jaguaribe é eleito para a cadeira de Celso Furtado na ABL

 

João Bernardo Caldeira

Jornal do Brasil, 04/03/2005

Não houve surpresas na eleição do ocupante da cadeira de número 11 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O sociólogo Hélio Jaguaribe foi eleito com maioria de votos: 35 a seu favor, dois em branco e duas abstenções. Prestes a completar 82 anos no próximo mês, o acadêmico vai ocupar o posto que era do economista Celso Furtado, falecido em novembro do ano passado, de enfarte.

- É um sentimento duplo e oposto. É uma lástima que Celso Furtado tenha falecido. Teria mais prazer em poder vê-lo vivo do que em sucedê-lo. Temos uma profunda identidade de pontos de vista e travamos um intercâmbio de idéias por mais de meio século. Sinto que posso, em escala menor, dar continuidade às suas idéias - declarou Jaguaribe, que precisava de 20 votos para ser eleito.

Decano emérito do Instituto de Estudos Políticos e Sociais, o acadêmico tem mais de 40 livros publicados, cerca da metade deles assinados ao lado de outros autores. Hélio chegou a declarar que não se candidataria mais à ABL depois de ter perdido duas eleições para a cadeira de número 21 em 2002. Se na primeira delas não houve vencedor, na segunda foi derrotado por Paulo Coelho.

No entanto, Jaguaribe mudou de idéia ao saber que era da vontade de Celso Furtado que ele fosse seu sucessor. Desta vez, a eleição foi tranqüila, disputada contra Nelson Valente, Paulo Hirano e Marco Aurélio Lomônaco Pereira. A cadeira do economista já tinha pertencido a nomes como Darcy Ribeiro e Pedro Lessa.

- Todos conhecem a trajetória do Hélio como cientista político, que faz parte de um seleto grupo de pessoas que buscaram pensar o Brasil. A contribuição que tem a dar é muito grande. Houve um consenso pouco comum na casa em torno de seu nome. Foi o próprio Celso que declarou sua preferência e a Academia entendeu o recado - afirmou Ivan Junqueira, 70 anos, presidente da ABL.

A eleição foi iniciada às 16h e terminou meia hora depois. Imortais como Cícero Sandroni, Affonso Arinos e Alberto da Costa e Silva estiveram presentes e em seguida se dirigiram à casa de Jaguaribe, no Jardim Botânico, onde um coquetel estava preparado para convidados. A cerimônia de posse está prevista para julho.

 

05/06/2006 - Atualizada em 04/06/2006