Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série "Mutações – Elogio à preguiça": "Preguiça e ócio na ética iluminista", com Sergio Paulo Rouanet

Série "Mutações – Elogio à preguiça": "Preguiça e ócio na ética iluminista", com Sergio Paulo Rouanet

 

A  série “Mutações – Elogio à preguiça” deu prosseguimento às conferências e discutiu o tema "Preguiça e ócio na ética iluminista", com a presença de Sergio Paulo Rouanet.

Sob a curadoria de Adauto Novaes, a série é considerada um curso de extensão universitária reconhecido pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília.

“Elogio à preguiça” acontece de 11 de agosto a 7 de outubro, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Rio, as conferências serão as segundas, terças e quartas-feiras.

"Preguiça e ócio na ética iluminista" aconteceu no dia 24 de agosto, quarta-feira, às 19h, no Teatro R. Magalhães Jr., com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

"Preguiça e ócio na ética iluminista", com Sergio Paulo Rouanet

As categorias de vida ativa e ociosidade têm longa trajetória na modernidade. A primeira abrange as esferas da política e a do trabalho, cujas figuras típicas são o cidadão e o operário. Já a ociosidade abrange as esferas dos que não participam da vida pública, dos que não têm ou perderam sua ocupação e a dos ociosos propriamente ditos. Essas categorias serão vistas dentro do contexto histórico da Ilustração.

Mutações

A série sobre as "Mutações" começou em 2007, com o ciclo "Mutações – novas configurações do mundo" e analisou de que maneira a ciência e a técnica estão produzindo transformações em todas as áreas da atividade humana; em 2008, "Mutações - a condição humana" analisou o que é viver neste mundo, dominado pela tecnociência; no ciclo de 2009,  o tema  foi o vazio do pensamento, em  "Mutações – a experiência do pensamento"; em 2010, o debate foi sobre  o papel das crenças ativas e passivas em "Mutações – a invenção das crenças". Em 2011, "Elogio à preguiça" vai refletir sobre a condenação da preguiça, pelo mundo do trabalho mecânico e da importância do ócio no desenvolvimento do trabalho intelectual e artístico.

Inscrições

Academia Brasileira de Letras
Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar, Centro, Rio de Janeiro
Teatro R. Magalhães Jr.
Horário: das 12 às 17h
Valor: R$40,00 e R$20,00
Tel.: (21) 3974-2595

Informações

Artepensamento
Rua Benjamin Constant, 117 Glória
20.241.150 Rio de Janeiro RJ
Tel.: (21) 2252-0374
artepensamento@dh.com.br

<>

Ouça a conferência "Preguiça e ócio na ética iluminista", com Sergio Paulo Rouanet.

Confira a conferência "Dizer sim ao ócio ou 'Viva a preguiça' ", com Oswaldo Giancoia Junior.

24/8/2011

23/08/2011 - Atualizada em 22/08/2011