Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Secretário-Geral da ABL abre os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do Sesi nas comunidades pacificadas do Rio

Secretário-Geral da ABL abre os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do Sesi nas comunidades pacificadas do Rio

 

O Secretário-Geral da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico, escritor e diplomata Geraldo Holanda Cavalcanti, substituindo a Presidente Ana Maria Machado, abriu no dia 15 de abril, os cursos de treinamento de mão de obra para as bibliotecas do Projeto Sesi-Cidadania nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Os dois cursos, sob o título geral de “Nas Trilhas da Literatura”, serão ministrados de abril a agosto deste ano, na Sala José de Alencar, sede da Academia, no total de 80 horas para cada um, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entidade com a qual a ABL assinou convênio dia 8 deste mês. Eles têm por objetivo o aprimoramento de pessoal e a formação de auxiliares de biblioteca selecionados nas próprias comunidades: Providência, Andaraí, Cidade de Deus, Formiga, Macacos, Morro Azul, Tabajaras, Santa Marta, São Carlos, Borel e Fazendinha.

“A ABL está muito contente em abraçar esse projeto, num esforço conjunto com FNLIJ, o Sistema Firjan e a Fundação SM, uma instituição espanhola ligada à difusão da literatura. A preocupação da Academia está estritamente ligada ao aspecto social que representa essa proposta de desenvolvimento de mão de obra para as bibliotecas do Sesi Cidadania. E estou muito feliz em representar nossa Presidente, uma defensora ardorosa do incentivo à leitura de literatura para crianças e jovens”, afirmou Geraldo Holanda Cavalcanti.

A Presidente do Conselho Diretor da FNLIJ, Isis Valéria Gomes, também participou da abertura dos cursos: “Vieram em muito boa hora. Exatamente quando a Fundação está às vésperas de completar 45 anos de existência, dia 25 de maio deste ano. Para nós, representa um marco, um elo importante, a proposta de se formar agentes de leitura. Mais importante ainda, agente de leitura de literatura. Estamos criando raízes e ajudando a incentivar adolescentes e crianças a conhecerem cada vez mais e com informações de destaque a aventura que é ler”.

A escritora Laura Sandroni, uma das criadoras da FNLIJ, também dedicada incentivadora da edição de livros infantis e juvenis no Brasil, foi responsável pela aula de abertura dos cursos. O tema teve por base um breve panorama da literatura para crianças e jovens no mundo, mencionando os precursores, a publicação de lendas e fábulas da tradição oral, os grandes fundadores (Perrault, Grimm e Andersen) e os principais nomes da Europa e América, com a leitura de alguns trechos de suas obras: “O mais importante desses cursos é que estamos motivando pessoas dessas comunidades. Ter biblioteca é um grande passo, mas precisamos, acima de tudo, motivar os futuros bibliotecários, assim como os usuários, a gostar cada vez mais dos livros. É preciso manusear, tocar, ler. Despertar o interesse de todos na leitura de literatura”, afirmou.

Quando da assinatura do convênio, a Presidente Ana Maria Machado disse, anteriormente, que “a Academia tem aberto suas portas para a valorização da Literatura e para a formação de leitores, além de partilhar do conceito sobre sua importância na formação do cidadão crítico e consciente. Pretendemos, com esses cursos, atender à demanda de capacitação dos profissionais que trabalham em bibliotecas do Sistema Firjan, e contribuir para a qualificação profissional dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, como mediadores de leitura e de literatura para as crianças e os jovens brasileiros”, disse.

Os focos dos dois cursos são distintos: um para profissionais das bibliotecas do Sesi e das comunidades pacificadas, com ênfase nos autores da Literatura Infantil brasileira. O outro, será para os profissionais das bibliotecas do Senai, voltado para os jovens com temas universais da Literatura. Os cursos se apoiam em know-how e experiência adquirida pela Fundação em sete anos de preparação de professores da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ao todo serão 15 aulas de quatro horas e duas aulas de oito horas, além da visita ao 15º Salão da FNLIJ do Livro para crianças e jovens (quatro horas), e a avaliação (quatro horas).

“Grande parte dos recursos para o projeto virá da Fundação SM, uma instituição espanhola com filial em São Paulo que, num convênio de parceria com a ABL, registrará essa experiência e poderá fazer dela um projeto-piloto em condições de ser replicado em outros países da América Latina”, explicou a Presidente da ABL.

O primeiro curso, para os profissionais de bibliotecas do Sesi e de comunidades pacificadas, contemplará o estudo das obras de nove destacados escritores da literatura infantil brasileira, entre eles Lygia Bojunga, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Sylvia Orthof e Ziraldo. O segundo, para os profissionais das bibliotecas do Senai, abordará temas universais da Literatura de interesse dos jovens, tais como: “A literatura e o amor”; “Formação do romance brasileiro”; “O gótico e o romântico”; “Os jovens e a leitura literária”; e “Os best sellers para jovens”.

15/4/2013

15/04/2013 - Atualizada em 14/04/2013