Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Rosiska chega aos 80 anos com documentário sobre sua trajetória

Rosiska chega aos 80 anos com documentário sobre sua trajetória

 

A Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira completa 80 anos em março e o seu aniversário será celebrado em eventos culturais. A comemoração terá início na Academia Brasileira de Letras com a primeira exibição ao público do documentário “Elogio da liberdade”, da diretora Bianca Comparato, no dia 14 de março, às 17h30. “Um destino de mulher é um destino já escrito, não tem explicação”, afirmou Rosiska, em determinado momento do documentário. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/documentario-elogio-da-liberdade-celebra-os-80-anos-de-rosiska-darcy-de-oliveira/

Por meio de entrevistas e conversas com a diretora, Rosiska discorre sobre sua trajetória, sua vida pessoal e reflete sobre o feminismo e questões atuais. A escritora é uma das maiores expoentes nacionais do movimento pela liberdade e direito das mulheres. O filme resgata uma Rosiska ainda jovem, militante, que lutou pelo direito à igualdade de gênero durante os anos da ditadura militar. Assim como muitos de seus companheiros, ficou exilada por 10 anos.

- Homens e mulheres são diferentes e esse devia ser o fundamento da igualdade. A mídia é um campo fundamental de luta do movimento feminista, porque assim poderia falar com todas as mulheres, ouvir suas questões – completa a Acadêmica.

Rosiska foi responsável pela criação do Centro de Liderança da Mulher, por onde passaram mais de 600 mulheres.

O encerramento das comemorações será no dia 15 de abril, às 19h30, com a segunda exibição do documentário no cinema Estação Net, no Shopping da Gávea. Na sequência, haverá um debate com Rosiska e Bianca Comparato na Livraria Janela do Shopping da Gávea.

11/03/2024