Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Roberto Corrêa dos Santos faz na ABL a terceira palestra do ciclo ‘Literatura e loucura’

Roberto Corrêa dos Santos faz na ABL a terceira palestra do ciclo ‘Literatura e loucura’

 

O semiólogo, professor e pesquisador Roberto Corrêa dos Santos faz, na Academia Brasileira de Letras, a terceira palestra do ciclo de conferências Literatura e loucura, intitulada O abismo e o obstáculo: observações pontuais de Clarice Lispector, Virginia Woolf e Jacques Rivière sobre a [lou] [cura], sob coordenação do Acadêmico e romancista Antônio Torres. O evento ocorreu quinta-feira, dia 17 de maio, às17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2018.

Roberto Corrêa dos Santos destacou em sua conferência: “Pequeno exame de como três escritores (Clarice Lispector, Virginia Woolf, Jacques Rivière) expõem, de modo clínico, literário e filosófico, a questão da loucura em seus vínculos com processos relativos à história privada, à formação das subjetividades e, bem especialmente, ao tanto de abertura ou ao tanto de restrição que se dê ao exercício do pensamento”.

 

O CONFERENCISTA

Roberto Corrêa dos Santos, semiólogo e teórico da arte, atua como professor de Teoria da Arte e de Estética nos cursos de graduação e de pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido também professor da PUC-Rio e da UFRJ. Pesquisador do CNPq e Procientista pelo Programa Prociência (UERJ/FAPERJ), com pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC-SP, publicou e vem publicando: livros sobre teoria tanto da arte quanto da literatura, livros de poesia e livros de artista.

11/05/2018

Notícias relacionadas