Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Relações entre a França e o Brasil” é tema da vigésima segunda mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

“Relações entre a França e o Brasil” é tema da vigésima segunda mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

 

A Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcasts, uma mesa-redonda especial sobre as relações entre a França e o Brasil. A mesa conta com a participação dos professores Paulo Teixeira Iumatti e Jacqueline Penjon, da Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris.

Paulo Teixeira Iumatti é historiador formado pela Universidade de São Paulo em 1993, e doutor em História Social pela mesma universidade em 2001. Fez pós-doutorado e Livre Docência no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, na área de História. De 2003 a 2019, foi Professor e do IEB-USP e seu vice-diretor de 2014 a 2018. De 2011 a 2013, atuou no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros e no Centre de Recherches Latino-Américaines da Universidade de Poitiers (França); em outubro de 2016, como professor convidado na Universidade de Toulon (França). Em 2019, assumiu o posto de Professor Titular (Professeur des Universités) da Universidade Sorbonne Nouvelle - onde é atualmente co-responsável pelo programa de Mestrado em estudos lusófonos, diretor da sessão de português do Departamento de Estudos Ibéricos e Latino Americanos e co-diretor do Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL), bem como da revista Les Cahiers du Crepal.

Jacqueline Penjon foi Professora Titular da cátedra “Língua, literatura e civilização do Brasil” da Universidade de Sorbonne Nouvelle – Paris 3, de 1995 a 2012, e é atualmente Professora Emérita nesta mesma instituição. Literatura, léxico e tradução são as suas principais linhas de trabalho. Dedica-se atualmente à literatura e à imprensa brasileira do século XIX. Escreveu cerca de cinquenta artigos, editou uma dúzia de volumes da revista Les Cahiers du Crepal, do Centro de Pesquisa sobre os Países Lusófonos, que também dirigiu de 1998 a 2012. Organizou uma dúzia de colóquios internacionais e orientou cerca de 30 doutoramentos. Dirigiu também uma coleção de livros didáticos para o ensino do português. Integra vários Conselhos editoriais, sendo parecerista de revistas universitárias como a Revista Gragoatá (UFF) desde 2009, Revista Matraga (UERJ) desde 2015 e Revista Odisséia (UFRN) desde 2016. 

Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
26/07/2021