Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Reedição de “Camões e os Lusíadas” será lançada em evento na ABL

Reedição de “Camões e os Lusíadas” é lançada em evento na ABL

 

A riqueza da herança luso-brasileira foi celebrada no dia 30 de novembro, na Sala José de Alencar da Academia Brasileira de Letras, com o lançamento da versão física do livro "Camões e os Lusíadas", de Joaquim Nabuco. Relançado primeiramente em formato digital pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), essa obra que representa um encontro entre diferentes gerações de gênios da língua portuguesa agora ganha vida nas páginas impressas. O presidente da Fundaj,  Antônio Campos, e José Thomaz Nabuco de Araújo, representando a Família Nabuco, conduziram a solenidade, que foi realizada a partir das 16h.

A edição revisitada deste ensaio, em que Nabuco traduz toda a sua admiração pela obra do escritor português Luís Vaz de Camões, marca os 150 anos da sua primeira edição, publicada em 1872. Sua versão digital está disponível ao público desde 19 de agosto, mesmo dia em que se completaram 173 anos do nascimento de Nabuco. O lançamento foi realizado durante a reabertura das atividades do Engenho Massangana, equipamento cultural vinculado ao Museu do Homem do Nordeste, localizado no Cabo de Santo Agostinho, onde o patrono da Fundaj passou parte de sua infância. 

“Camões e os Lusíadas” é uma das obras menos conhecidas de Joaquim Nabuco, escrita no alvorecer da construção intelectual, quando tinha apenas 23 anos. Ela traça a biografia de Camões até a concepção da sua renomada epopeia que, no ano em que o ensaio foi lançado, completava três séculos. Em 2022, esta reedição marca os 450 anos de publicação de “Os Lusíadas”, poema épico inserido no hall das obras mais importantes da literatura de língua portuguesa.

29/11/2022