Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Professor Emmanuel Carneiro Leão faz na ABL a palestra de abertura do Ciclo de Conferências “Identidade em questão”

Professor Emmanuel Carneiro Leão faz na ABL a palestra de abertura do Ciclo de Conferências “Identidade em questão”

 

A Academia Brasileira de Letras abriu seu ciclo de conferências de abril, idealizado pelo Acadêmico Eduardo Portella, com o tema “Identidade em questão”, sob coordenação do Acadêmico Candido Mendes de Almeida. A primeira palestra foi A dialética da identidade, com o professor Emmanuel Carneiro Leão. O evento aconteceu na terça-feira, dia 5, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos ciclos de conferência de 2016.

“Identidade em questão” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 12, Carlos Guilherme Mota, Identidade e História; 19, Vamireh Chacon, Identidade nacional e cultura universal; e 26, Acadêmico Eduardo Portella, Vias e desvios da identidade literária.

Sobre sua palestra, Emmanuel Carneiro Leão, num breve resumo, disse que falaria de igualdade e diferença com prevalência histórica do poder pela igualdade. E afirmou: “O diferente é ameaçador!”

Saiba mais:

Emmanuel Carneiro Leão fez Doutorado no Ateneu Antoniano de Roma, Itália, Mestrado na Universidade de Freiburg, Alemanha, país onde teve oportunidade de participar de seminários orientados por Martin Heidegger. A partir de 1962, foi professor de poética na Faculdade de Letras da UFRJ, depois professor de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e também professor de filosofia na escola de Comunicação, sempre na UFRJ.

Publicou quatro livros de filosofia pela Daimon Editora: Filosofia Contemporânea; Filosofia Grega, Uma Introdução; Aprendendo a Pensar II; e Aprendendo a Pensar I (O pensamento na Modernidade e nas Religiões). Também publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais.

30/03/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados