Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Prédio da Academia Brasileira de Letras ganha certificado de sustentabilidade

Prédio da Academia Brasileira de Letras ganha certificado de sustentabilidade

 

A Academia Brasileira de Letras agora é referência em sustentabilidade. O Green Building Council Brasil (GBC Brasil) concedeu a certificação LEED gold ao Palácio Austregésilo de Athayde, anexo ao Petit Trianon. A certificação tem como objetivo valorizar o projeto de eficiência energética, que ficou dez pontos acima da média mundial para esse tipo de construção. O principal objetivo é a redução de consumo de energia, com a modernização do sistema de ar-condicionado e a instalação de elevadores inteligentes.

Manutenção preventiva constante, troca das lâmpadas por opções de LED, uso racional da água e entrada do empreendimento no mercado livre de energia são algumas das medidas adotadas para reduzir o uso de energia elétrica.

Segundo um levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), essa migração para o mercado livre pode gerar uma redução média anual de 23% no preço em relação ao que é praticado pelas distribuidoras tradicionais. Já o retrofit da iluminação resultou em uma queda de 50%. A economia também se deu pela redução no descarte de lâmpadas trocadas com a utilização das mais econômicas e duradouras. Já de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABEEL), esse tipo de sistema pode chegar a economizar 75% de energia.

“Ser responsável sócio ambientalmente é hoje uma obrigação, mas também uma medida inteligente e estratégica. A conquista da certificação LEED valoriza ainda mais o ativo, agrega valor à sua imagem e aos seus públicos, torna-o mais competitivo e gera novas oportunidades, tendo em vista grandes players que priorizam espaços sustentáveis e certificados”, ressalta Ana Paula de Castro, administradora da ABL.

30/11/2023