Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Pessoa, Clarice e as plantas são na ABL tema da última palestra do Ciclo de Conferência ‘Poesia e Filosofia’

Pessoa, Clarice e as plantas são na ABL tema da última palestra do Ciclo de Conferência ‘Poesia e Filosofia’

 

A Academia Brasileira de Letras encerra seu Ciclo de Conferências do mês de julho de 2018, intitulado Poesia e filosofia, com palestra do ensaísta, escritor e professor universitário Evando Nascimento. O tema escolhido foi Uma literatura pensante: Pessoa, Clarice e as plantas.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos Ciclos de Conferências deste ano.

Foram fornecidos certificados de frequência.

De acordo com o conferencista, sua palestra abordou a categoria uma literatura pensante, elaborada, desde os anos 1990, pelo autor, a fim de desenvolver algumas das relações entre literatura e filosofia.

“Em linhas gerais, segundo Evando Nascimento, a noção se refere ao modo pelo qual poetas, ficcionistas e dramaturgos, tais como Carlos Drummond de Andrade, Marcel Proust, J.M. Coetzee, Virginia Woolf e William Shakespeare desenvolvem questões normalmente ignoradas ou pouco exploradas pela tradição metafísica. Nos últimos anos, a temática dos animais e das plantas tem sido revista por filósofos e cientistas, tentando redimensioná-la à luz dos direitos humanos. Em termos literários, o projeto atual procura interpretar a forma original como Clarice Lispector, Esopo, Jorge Luis Borges, Fernando Pessoa, entre diversos outros escritores, expõem o modo de existir das plantas. Na conferência, o enfoque maior será dado à poesia do heterônimo Alberto Caeiro, de Fernando Pessoa, com referência também a textos de Clarice. Propõe-se, finalmente, discutir o que se nomeia como um pensamento vegetal”. 

 

O CONFERENCISTA

Ensaísta, escritor e professor universitário, Evando Nascimento é doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos anos 1990, foi aluno de Jacques Derrida, na École des Hautes Études en Sciences Sociales, e de Sarah Kofman, na Sorbonne. Em 2007, realizou pós-doutorado em Filosofia na Universidade Livre de Berlim.

Evando Nascimento ministrou cursos e conferências em diversas instituições nacionais e internacionais. Foi organizador do último colóquio de que Derrida participou, o “Jacques Derrida: pensar a desconstrução”, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 2004, numa parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Consulado Francês.

Em 2016, publicou na França, com Jacques Derrida, o livro La Solidarité des vivantes et le pardon (edições Hermann). Esse volume foi o tema de um Colóquio Internacional, realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 20 de abril de 2017.

Publicou, também, os livros de ficção Retrato desnatural (Record), Cantos do mundo (Record, finalista do Prêmio PortugalTelecom) e Cantos profanos (Globo). Dirige para a editora Civilização Brasileira a Coleção Contemporânea: Literatura, Filosofia & Artes.

20/07/2018

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados