Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Opinião e crença" é tema do ciclo "Mutações - A invenção das crenças"

"Opinião e crença" é tema do ciclo "Mutações - A invenção das crenças"

 

O Ciclo "Mutações - A invenção das crenças" aconteceu no dia 30 de agosto, a partir das 19h, e debateu o tema "Opinião e crença", com a presença de Marcelo Coelho.

“Mutações: a invenção das crenças” vai debater um dos efeitos da revolução tecnocientífica que está na mudança das ideias e práticas da crença. No caso, entendendo-se por crença não apenas as religiões, mas também, e principalmente, os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões do mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valéry define como coisas vagas, tudo que se opõe aos fatos ou à “realidade”.

O seminário vai reunir no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, alguns dos mais importantes pensadores brasileiros e estrangeiros que, a convite de Adauto Novaes, tem trabalhado o tema das Mutações. Confira na programação.

A Academia Brasileira de Letras está localizada na Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar. Mais informações através do telefone (21) 3974 – 2595.

A conferência de amanhã, 31 de agosto, às 19h, debaterá sobre "A crença no melhor argumento: sobre o fundamento fantamástico da auroridade', com a presença de Vladimir Safatle.

Programação

Programação completa do ciclo Mutações: a invenção das crenças

Saiba mais

Opinião e crença

A partir do exame do filme americano Dúvida, de John Patrick Shanley, será discutida a distinção entre os conceitos de “fé”, “crença” e “opinião”. No filme, a diretora de um colégio católico investiga a vida de um padre professor em razão de uma vaga suspeita de pedoflia. Uma professora mais jovem e menos rígida, simpatizante do padre, não acredita nas más intenções dele. Há aqui um primeiro plano ligado à “fé”, qual seja, de seguir fielmente aos mandamentos da igreja, que diz ser a pedoflia e a homossexualidade condenáveis; um segundo plano da “crença”, que diz, por exemplo, ser todo homossexual dissimulado, e, por fim, o plano da “opinião”, que irá considerar a culpabilidade ou não do padre sem provas concretas para nenhum dos lados. Em seguida, será então discutido o processo de formação de uma “opinião pública”.

Assuntos relacionados

Ouça a nona conferência do Ciclo "Mutações: A invenção das crenças" sobre o tema "Opinião e crença".

 

Ouça a conferência As portas da crença.

 

30/8/2010


 



30/08/2010 - Atualizada em 29/08/2010