Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Obra de Graciliano Ramos é tema da palestra do escritor Thiago Salla

Obra de Graciliano Ramos é tema da palestra do escritor Thiago Salla

 

A Academia Brasileira de Letras deu início ao 7º Ciclo de Conferências do ano, "Vozes do Nordeste", que tem como objetivo dar maior visibilidade a escritores da região. O ciclo conta com a coordenação do Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto e possui, no total, três palestras gratuitas. Na quinta-feira, dia 20 de outubro, o escritor Thiago Salla falou sobre a obra de Graciliano Ramos. As palestras são realizadas sempre às quintas-feiras do mês de outubro (13, 20 e 27), às 17h30, na Sala José de Alencar. O espaço possui capacidade de 65 pessoas e está sujeito à lotação.

A primeira palestra do ciclo, no dia 13 de outubro, foi ministrada pelo Acadêmico Antônio Torres. Ele falou sobre sua própria obra. Encerrando o ciclo, no dia 27, o escritor e jornalista Tom Farias ministrará a conferência "Firmina e Solano: duas vozes negras expoentes do Nordeste".

Para se inscrever na conferência, é necessário acessar um link que será disponibilizado no site da ABL semanalmente. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer, também é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo Portal da ABL ou pelo YouTube.

Sobre o autor

Thiago Salla possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003). Em março de 2010, concluiu o Doutorado Direto na mesma instituição, na qual desenvolveu a tese "O fio da navalha: Graciliano Ramos e a revista Cultura Política", sob orientação de Ivan Prado Teixeira. Em 2012, publicou a obra Garranchos (Rio de Janeiro: Record), que reúne mais de 80 textos inéditos livro de Graciliano Ramos. É também bacharel em Letras (Português e Linguística) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2011).

Em 2016, terminou seu segundo Doutorado Direto, na FFLCH/USP, no qual estudou a chegada e a ressonância da obra de Graciliano Ramos (em suas facetas literária, editorial, jornalística e epistolar) em Portugal, sob a orientação de Paulo Fernando da Motta de Oliveira. Atualmente, é Prof. Dr. da Escola de Comunicações e Artes, responsável por disciplinas relacionadas à preparação e à revisão de textos, a teorias e práticas em torno da leitura e ao Laboratório de Produção Editorial (Editora Com-Arte).

SERVIÇO

Local: Sala José de Alencar Horário: 17h30 Endereço: Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

13/10/2022