Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “O Cânon em questão I” é tema da conferência do ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores”

“O Cânon em questão I” é tema da conferência do ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores”

 

A Academia Brasileira de Letras realiza a terceira conferência do ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença de Marisa Lajolo, falando sobre “O cânon em questão I”.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.

De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?

O encerramento do ciclo acontecerá no dia 3 de maio, com a presença de Beatriz Resende, falando sobre “O cânon em questão II”.

 “Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a terceira conferência, “O cânon em questão I”, aconteceu no dia 26 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Marisa Lajolo é Mestre e Doutora pela USP (sob orientação de Antonio Candido) e orientou mais de duas dezenas de teses e dissertações. Tem pós-doutorado pela Brown University e desenvolveu estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Saint Geneviève em Paris, em Dartmouth College nos Estados Unidos e na Universidad Autônoma de México.

Professora Titular da Unicamp (aposentada) é atualmente professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Sua produção bibliográfica mais recente é diversificada: coordenou a seção brasileira do Gran Diccionario de Autores Latinoamericanos de Literatura Infantil e Juvenil e, com Regina Zilberman, publicou Das tábuas da lei à tela do computador, obra que dá prosseguimento ao estudo que ambas as pesquisadoras vêm empreendendo da história da leitura no Brasil.

Organizou com João Luis Ceccantini, Monteiro Lobato livro a livro, obra que ganhou o Prêmio Jabuti 2009 na área de Teoria Literária e Crítica e de Melhor Livro Não Ficção. E pela editora Objetiva, organizou inúmeras antologias, dentre as quais as mais recentes são as de Carlos Heitor Cony e de José Roberto Torero.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

26/4/2011

20/04/2011 - Atualizada em 19/04/2011