Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “O cangaço e a literatura” é tema do “Seminário Brasil, brasis”

“O cangaço e a literatura” é tema do “Seminário Brasil, brasis”

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu o segundo “Seminário Brasil, brasis” deste ano, apresentando o tema “O cangaço e a literatura”.

Sob coordenação geral do Acadêmico e presidente da ABL Marcos Vilaça, e coordenação do Acadêmico e poeta Carlos Nejar, o seminário contou com as presenças de Antonio Campos, Felipe Fortuna, Geraldo Ferraz e Leandro Cardoso Fernandes, como expositores.

"A ABL está sempre disposta a debater todo e qualquer tema que diga respeito ao interesse cultural da sociedade. Queremos sempre trazer para esta Casa os saberes vários e todas as manifestações históricas e artísticas. O papel da Academia é o de preservar e valorizar a memória nacional: a língua como instrumento do conhecimento e da convivência; as letras como reveladoras e formadoras da identidade nacional, sem deixar de fora nada que é humano. E o Seminário “Brasil, brasis”, sobre “O cangaço e a Literatura”, nos revela também este lado humano”, afirmou o Presidente Marcos Vinicios Vilaça.

Vera Ferreira, neta de Lampião – o famoso Virgolino Ferreira, um dos cangaceiros mais enaltecidos pela literatura e o cinema, também conhecido como o “Rei do cangaço” – e Maria Bonita, e filha de Expedita, dedica-se exclusivamente à concretização de um de seus sonhos: escrever um livro baseando-se nas histórias que levantou ao longo de seus 27 anos de pesquisa. Convidada pela ABL, Vera confirmou presença no seminário.

Vera disse que, desde criança, cresceu ouvindo contar histórias sobre seus avós e seu cotidiano. Fato que foi enriquecido pela companhia de pessoas que viveram as histórias deles e de outros cangaceiros:

"Tenho lembranças de fatos de ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e pessoas que conviveram com eles. O que mais me marcou foi a confirmação de que meu avô era um homem de palavra e que minha avó, que faria em 2011 cem anos, era uma pessoa alegre. O convite da Academia me deixou muito contente, até porque estará debatendo um tema que me é apaixonante, o cangaço. Acho importante essa troca de informações num espaço onde temos pessoas que lêem, escrevem e ouvem", afirmou.

<< 16.galeria | Seminário Brasil, brasis - maio -O cangaço e a literatura >>

O pátio da Academia  recebeu repentistas, violeiros, declamadores e poetas de cordel, que ilustraram o seminário antes das palestras.

O evento, patrocinado pelo Bradesco, foi realizado no dia 26 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

O evento

O Teatro R, Maragalhães Jr. e a Sala José de Alencar (esta com um telão) da  Academia Brasileira de Letras ficaram lotados de  acadêmicos, personalidades  do mundo político, empresarial e da cultura, além de estudantes do ensino médio  e universitários, para o debate em torno  do tema  "O cangaço e a Literatura".

"A ABL se rejubila com o interesse provocado pelo debate. O comparecimento maciço e o alto nível das discussões confirmam o rumo certo da Academia, ao abrir suas portas para discutir   todo e qualquer tema que diga respeito ao interesse cultural da sociedade. Queremos  trazer para esta Casa os saberes vários e todas as manifestações históricas e artísticas. O papel da Academia é o de preservar e valorizar a memória nacional: a língua como instrumento do conhecimento e da convivência; as letras como reveladoras e formadoras da identidade nacional, sem deixar de fora nada que é humano. E o Seminário “Brasil, brasis”, sobre “O cangaço e a Literatura”, nos revela também este lado humano”, afirmou o Presidente Marcos Vinicios Vilaça.

Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, também fez  um depoimento a respeito das pesquisas que tem realizado em torno da trajetória de seus avós e a história do cangaço,  tema que resultará em um livro a ser por ela proximamente publicado.

Na Mesa, ela informou acerca de suas lembranças de fatos de ex-cangaceiros, ex-volantes, ex-coiteiros e pessoas que conviveram com eles. "O que mais me marcou - afirmou -  foi a confirmação de que meu avô era um homem de palavra e que minha avó, que faria em 2011 cem anos, era uma pessoa alegre. O convite da Academia me deixou muito contente, até porque estamos debatendo um assunto   que me é apaixonante, o cangaço. Acho importante essa troca de informações num espaço onde temos pessoas que lêem, escrevem e ouvem", disse.

Conferencistas

Antonio Campos

Poeta, advogado, editor e empresário, Antonio Campos, filho do escritor Maximiano Campos,  nasceu no Recife, capital pernambucana. Está à frente da Campos Advogados, escritório de advocacia associada à Noronha Advogados e com atuação em diversos países, do Instituto Maximiano Campos, ONG voltada para a promoção da arte literária, e também da Editora Carpe Diem.

Currículo Antonio Campos

Felipe Fortuna

Mestre em Literatura Brasileira pela PUC/RJ, é poeta, ensaísta e diplomata. Publicou diversos livros de poemas, a partir de 1986. Lançou, em 2005, Em Seu Lugar (Editora Francisco Alves), com a reunião dos livros de poesia já publicados e um conjunto novo de poemas.

Currículo Felipe Fortuna

Geraldo Ferraz

O administrador, artista plástico e escritor Geraldo Ferraz é também Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC (2005), Mossoró – RG, Membro da União Nacional de Estudos Históricos e Sociais – UNEHS de São Paulo, Acadêmico da Academia de Letras e Artes de Gravatá e da Academia de Artes e Letras do Nordeste.

Currículo Geraldo Ferraz

Leandro Cardoso Fernandes

Médico cardiologista e ecocardiografista pela Escola Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cujo departamento de Hipertensão representa no Piauí.

Leandro Cardoso Fernandes

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

26/5/2011

20/05/2011 - Atualizada em 19/05/2011