Nísia Trindade Lima, presidente da Fundação Oswaldo Cruz, faz a abertura do Ciclo de Conferências “O que falta ao Brasil?”
Publicada em 24/07/2019
O Acadêmico e escritor Antonio Cicero faz a segunda palestra do Ciclo O que falta ao Brasil?, coordenado pela Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. O tema foi A implantação dos Direitos Humanos. O evento ocorreu no dia 8 de agosto, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro) com entrada franca.
A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora geral dos Ciclos de Conferências de 2019.
Os Ciclos de Conferências, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.
Foram fornecidos certificados de frequência.
O Ciclo terá mais três conferências no mês de agosto, sempre às quintas-feiras, no mesmo local e horário: O amor pelo que somos, com o Acadêmico e cineasta Carlos Diegues no dia 15; Porque ficamos para trás, com o Acadêmico e economista Edmar Bacha no dia 22; e Um futuro pior que o passado? Reflexões na antevéspera do bicentenário da Independência, com o diplomata Rubens Ricupero no dia 29.
O ACADÊMICO
Antonio Cicero, escritor, poeta e filósofo, é autor dos livros de poemas Guardar (1996), contemplado com o “Prêmio Nestlé de Literatura”, A cidade e os livros (2002) e Porventura (2012), que recebeu o Prêmio ABL de Poesia, o Prêmio Jabuti de Poesia e foi finalista do Prêmio Telecom de Literatura. É também autor dos livros de ensaios filosóficos O mundo desde o fim (1995), Finalidades sem fim (2005), finalista do Prêmio Jabuti, e Poesia e filosofia (2012).
Organizou, ainda, o livro de ensaios Forma e sentido contemporâneo: poesia (2012) e, em parceria com o poeta Waly Salomão, o volume de ensaios O relativismo enquanto visão do mundo (1994). Com Eucanaã Ferraz, organizou a Nova antologia poética de Vinicius de Moraes (2003).
É autor de inúmeras letras de canções e tem como parceiros, entre outros, compositores como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e João Bosco.
Em 2012, foi agraciado com o “Prêmio Alceu Amoroso Lima – Poesia e Liberdade”.
A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "O mundo desde o fim [texto] : sobre o conceito de modernidade", "A reconstrução dos direitos humanos : um diálogo com o pensamento de Hannah Arendt" e "Diálogo [texto] : Direitos Humanos no século 21".
Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.
Publicada em 24/07/2019