A Academia Brasileira de Letras apresentou a série “MPB na ABL”, com o show “Opinião”, uma homenagem a Zé Keti, que foi realizada pelo grupo “Samba de Fato”, formado por Alfredo Del-Penho (violão e voz), Pedro Amorim (bandolim e voz), Pedro Miranda (voz e percussão) e Paulino Dias (percussão e voz), com participação especial de Zé Renato.
Os músicos do “Samba de Fato” foram os responsáveis pelos arranjos e pela instrumentação do show, além da escolha do repertório. As músicas selecionadas para o espetáculo foram: Repertório: Opinião (Zé Keti); Acender as velas (Zé Keti); Em tempo (Zé Keti); Coisa com coisa (Zé Keti); Leviana (Zé Keti); Peço licença (Zé Keti); Amor passageiro (Zé Keti / Jorge Abdala); Diz que fui por aí (Zé Keti); Meu pecado (Zé Keti); Sorri (Elton Medeiros / Zé Keti); Madrugada (Zé Keti); Malvadeza Durão (Zé Keti); Foi ela (Zé Keti); Mascarada (Zé Keti / Elton Medeiros); Nega Dina (Zé Keti); Máscara Negra (Zé Keti); e Voz do morro (Zé Keti).
O show aconteceu no dia 19 de outubro, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca, transmissão ao vivo pelo Portal da ABL e patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Grupo Samba de Fato
Os integrantes do grupo “Samba de Fato” são profundos conhecedores da cultura musical brasileira, conhecimento adquirido a partir de pesquisas e trabalhos realizados com diversos artistas, referências da tradição musical do país. Além de cantar, o quarteto domina diversos instrumentos, dispondo de uma autonomia incomum para explorar timbres e sonoridades originais nas suas interpretações, inclusive usando harmonizações vocais.
Zé Keti
Zé Keti nesceu no Rio de Janeiro em 6 de outubro de 1921. Neto do flautista e pianista João Dionísio Santana, desde criança interessou-se por música. Aos 18 anos, quando já frequentava as rodas boêmias cariocas, passou a mostrar suas composições. Suas músicas A voz do morro e Leviana foram incluídas no filme Rio 40 graus, de Nelson Pereira dos Santos, hoje membro da ABL. Em 1966, aos 75 anos de idade e mais de 200 músicas compostas, gravou o primeiro CD da série Rio Arte Musical, com quatro músicas inéditas e muitos antigos sucessos. Ainda naquele ano, o cantor Zé Renato lançou o CD Natural do Rio de Janeiro, com 14 músicas suas. Três de suas composições mais conhecidas do público são Máscara negra, Voz do morro e Opinião, que dá título ao espetáculo na Academia.
Zé Renato
O compositor, violonista e cantor Zé Renato começou a carreira participando de festivais. Hoje, tem 27 álbuns gravados e uma lista de intérpretes de suas canções de primeira linha, com nomes como os de Milton Nascimento, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, John Anderson, Nana Caymmi, MPB-4 e Boca Livre, grupo com o qual gravou seus primeiros discos. Com Milton compôs Anima, que é o título de um dos discos do artista mineiro, e Ponto de encontro. Zé Renato gravou três discos pelo selo Biscoito Fino: Minha Praia, Navegantes e o DVD Zé Renato ao vivo. Navegantes foi gravado em Lisboa, com o grupo Trinadus, misturando músicas portuguesas e brasileiras. Suas últimas apresentações desde 2005 foram com o show Eu e meu violão, no qual interpreta sambas de diversas épocas e compositores.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
19/10/2011
13/10/2011 - Atualizada em 12/10/2011