Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre em Brasília, aos 80 anos, o Acadêmico Marco Maciel

Morre em Brasília, aos 80 anos, o Acadêmico Marco Maciel

 

O Acadêmico e professor Marco Maciel faleceu na madrugada do dia 12 de junho de 2021, em Brasília. Diante da recomendação de se evitar reuniões e aglomerações por conta do coronavírus, não haverá velório.

"O Brasil perdeu um dos artífices mais sábios no cenário complexo da redemocratização. Homem discreto, delicado, como quase não há mais. Marco não firmou aliança com formas incertas e nebulosas. Seu compromisso foi o de manter-se fiel a um ideário, ao princípio de clareza e harmonia, como um grego, leitor de Aristóteles e Rousseau. Sua presença fez escola na vice-presidência da República. Jamais perdeu a consciência da liturgia do cargo. Falava pouco, agia muito, sem protagonismo vazio. Marco Maciel jamais endossou a miopia da pequena política, nem tampouco a bandeira do ódio. Foi um homem de cultura na política, atento aos ventos da História e ao futuro de nosso país", declarou o Acadêmico e Presidente da ABL Marco Lucchesi.

Marco Maciel foi o oitavo ocupante da Cadeira nº 39. Foi eleito em 18 de dezembro de 2003, na sucessão de Roberto Marinho e recebido em 3 de maio de 2004 pelo Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça. Nasceu em Recife (PE), em 21 de julho de 1940. É filho de José do Rego Maciel e de sua esposa Carmen Sylvia Cavalcanti de Oliveira Maciel. Foi Secretário da Fazenda, duas vezes Deputado Federal, Prefeito do Recife, Promotor e Consultor-Geral do Estado.

Marco Maciel começou militando na política universitária na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco. Nessa época conheceu, na Universidade, a estudante de Sociologia Anna Maria Ferreira Maciel, sua esposa, com quem tem três filhos: Gisela, Maria Cristiana e João Maurício. Foi Vice-Presidente da República (Quadriênios 1995-1998 e 1999-2002), Senador (1983-1990 e 1991-1994), Ministro-Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República (1986-1987) e diversos outros cargos políticos nos mais de quarenta anos de vida política que exerceu.

12/06/2021