Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Maria Silvia Bastos Marques, administradora e doutora em economia, fala na ABL sobre ‘Condições macro e microeconômicas para o desenvolvimento sustentável’

Maria Silvia Bastos Marques, administradora e doutora em economia, fala na ABL sobre ‘Condições macro e microeconômicas para o desenvolvimento sustentável’

 

Maria Silvia Bastos Marques fez na Academia Brasileira de Letras a terceira palestra do ciclo do mês de novembro de 2017, intitulado Ideias para reconstruir o Brasil, sob coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. O tema foi Condições macro e microeconômicas para o desenvolvimento sustentável, com transmissão direta pelo portal da ABL.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

Ideias para reconstruir o Brasil terá mais uma palestra, na terça-feira, dia 28, com a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, que falará sobre o tema No novo Brasil, a menor distância entre dois pontos é uma curva?.

Foram fornecidos certificados de presença.

A PALESTRA

“O desenvolvimento sustentável é a base para o crescimento da renda e do emprego – comentou Maria Silvia Bastos Marques sobre sua palestra –, bem como condição necessária para a realização de políticas sociais de forma continuada. Nossos desafios consistem em aumentar o nível de investimento e a produtividade da economia, que são condições necessárias para um ciclo prolongado de desenvolvimento. Falei sobre as principais reformas estruturais que precisam ser feitas, sejam elas macroeconômicas, como as reformas da previdência e tributária, sejam microeconômicas, como as que afetam o ambiente de negócios no país”.

Saiba mais

A CONFERENCISTA

Graduada em administração pública pela FGV-RJ, Maria Silvia Bastos Marques possui mestrado e doutorado em Economia pela Escola de Pós-Graduação da mesma Fundação. Exerceu diversas posições, tanto no setor público quanto privado, tendo iniciado sua carreira na vida acadêmica.

Foi Presidente do BNDES de 2016 a 2017. De 2014 a 2016, exerceu a função de assessora especial do Prefeito do Rio de Janeiro para as Olimpíadas Rio 2016 e de 2011 a 2014, foi Presidente da Empresa Olímpica Municipal.

Presidiu a Icatu Seguros de 2007 a 2011. Foi sócia da consultoria MS & CR2 Finanças Corporativas entre 2002 e 2006. Presidiu a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de 1999 a 2002, na qual ingressou em 1996 como Diretora Superintendente do Centro Corporativo.

Também teve atuação nas áreas públicas municipal e federal, tendo sido Secretária de Fazenda da Cidade do Rio de Janeiro entre 1993 e 1996, e assumido diferentes cargos no Ministério da Fazenda e no BNDES entre 1990 e 1992, inclusive como diretora.

Anteriormente, foi professora do departamento de economia da PUC-RJ e pesquisadora do IBRE-FGV. Assim como membro dos Conselhos de Administração de diversas empresas, entre as quais Vale S.A., Souza Cruz, Petrobras, Anglo American plc, Grupo Pão de Açúcar, Light SA, Arcelor Brasil, Embratel Participações S.A., Marsh McLennan Companies Inc.

 

14/11/2017