A Acadêmica e antropóloga Lilia Schwarcz se juntará à pesquisadora da UFRJ Beatriz Rezende em um encontro sobre Lima Barreto. Escritor e romancista da primeira república, conhecido pelo período do Pré-Modernismo, será o tema do Clube de Leitura CCBB, na próxima quarta-feira, 8 de maio, às 17h30, no Salão de Leitura da Biblioteca Banco do Brasil, no quinto andar do CCBB Rio. As leituras acontecem sempre na segunda quarta-feira de cada mês, com entrada franca. A retirada dos ingressos pode ser feita no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.
As escritoras se debruçarão sobre o livro Contos Completos de Lima Barreto, que reúne todos os contos publicados por Lima Barreto, foram resgatados através de pesquisa em edições originais, jornais e revistas da época, além de dezenas de inéditos, retirados de seus manuscritos.
- Será uma imensa alegria participar deste clube de leitura sobre Lima Barreto e o debate vai rolar solto acerca do grande intérprete do Brasil - afirma Lilia, recém-eleita para a ABL e defensora da preservação da memória do país e de um olhar mais plural para a história.
No final do debate, o microfone será aberto para a plateia por 30 minutos. A mediação é da curadora Suzana Vargas. A gravação integral será disponibilizada no canal do Banco do Brasil no YouTube, na semana seguinte ao evento.
Sobre Lima Barreto
Lima Barreto é um escritor brasileiro pré-modernista nascido em 13 de maio de 1881 e falecido em 01 de novembro de 1922. Descendente de escravos sentiu na pele a exclusão social, inclusive nos meios acadêmicos, devido à sua origem. Além do alcoolismo, enfrentou diversos problemas de saúde em sua vida e foi internado em hospício por mais de uma vez. Recordações do escrivão Isaías Caminha foi seu primeiro livro, publicado, em 1909., Triste fim de Policarpo Quaresma (1915) é o preferido pela crítica literária. Suas obras são realistas e trazem uma visão crítica da sociedade brasileira. Além da temática nacionalista, sua obra discute as diferenças sociais e a questão do preconceito racial. Como ele escreveu em seu Diário íntimo (1953): “A capacidade mental dos negros é discutida a priori e a dos brancos, a posteriori”.
Sobre Lilia Schwarcz
Historiadora e antropóloga brasileira. É doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e, atualmente, professora titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na mesma universidade. É autora de importantes obras como Raça e diversidade e As Barbas do Imperador sobre a vida de Dom Pedro II, vencedor do Prêmio Jabuti de 1999 de Livro do Ano na categoria não-ficção.
Serviço:
Clube de Leitura CCBB 2024 – Lima Barreto
Com Lilia Schwarcz e Beatriz Resende
Data: 8 de maio
Horário: 17h30
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro. Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar
Evento Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
02/05/2024