Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lançamento do livro Formação Econômica do Brasil - Edição comemorativa 50 anos, de Celso Furtado, na ABL

Lançamento do livro Formação Econômica do Brasil - Edição comemorativa 50 anos, de Celso Furtado, na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras e a Editora Companhia das Letras convidam para a mesa de debate que acontece hoje, 29 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr, com a presença de Carlos Lessa, Helio Jaguaribe, Maria Conceição Tavares e Rosa Freire D'Aguiar, por ocasião do lançamento da edição comemorativa de 50 anos do livro Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado.

O evento tem entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

O livro

A primeira edição de Formação econômica do Brasil é de 1959.Em cinquenta anos, seguiram-se mais de trinta edições e traduções em nove línguas. Escrita quando o economista estava na Universidade de Cambridge, a obra inspirou gerações de pesquisadores e universitários que a ela dedicaram teses não só na área de economia, como da história, política, sociologia.

A originalidade do enfoque de Celso Furtado foi debruçar-se sobre o passado para esclarecer o presente, isto é, buscar nos cinco séculos de nossa história as raízes dos problemas que dificultavam o desenvolvimento do país. Também inovadora era a combinação do método histórico com a análise econômica, que o levou a esboçar uma visão interpretativa da sociedade brasileira e a abrir novos horizontes da compreensão do passado. Esse "modo amplo de ver", como escreveu na época o historiador Francisco Iglesias, foi uma das razões que fez seu colega francês, o historiador Fernand Braudel, a considerar Formação econômica do Brasil um dos grandes livros de história econômica do mundo.

Organizado por Rosa Freire D' Aguiar, a edição comemorativa também assina uma introdução sobre o economista e sua obra mais conhecida, e apresentada pelo historiador Luiz Felipe de Alencastro, titular da cátedra de história do Brasil em Sorbonne. Além do próprio livro, a edição traz críticas e artigos publicados desde os anos 1950 e assinados por 21 renomados historiadores e economistas que, no Brasil e no exterior, escreveram sobre Formação econômica do Brasil, e também um caderno de fotos, uma cronologia da vida de Celso Furtado e uma lista completa de suas obras publicadas no Brasil e no exterior.

Sobre o autor

Nascido na Paraíba em 1920, Celso Furtado formou-se em direito, doutorou-se em economia na Universidade de Sorbonne. Foi um dos fundadores da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal). Criou e dirigiu a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) até 1964. Foi ministro do Planejamento no governo João Goulart e ministro da cultura, quando voltou do exílio. Por vinte anos lecionou em universidades da Europa e dos Estados Unidos. É autor de cerca de trinta livros sobre teoria, política e história econômicas. Celso Furtado faleceu em 2004, no Rio de Janeiro.  

28/10/2009

27/10/2009 - Atualizada em 27/10/2009