Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > José Murilo de Carvalho é eleito para cadeira de Rachel de Queiroz na ABL

José Murilo de Carvalho é eleito para cadeira de Rachel de Queiroz na ABL

 

Daniela Birman

O GLOBO (12.03.2004)

O historiador e professor da UFRJ José Murilo de Carvalho foi eleito ontem pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Numa votação rápida, que durou cerca de 20 minutos, ele foi escolhido para suceder a escritora Rachel de Queiroz, falecida em novembro passado, na cadeira de número 5. Com a sua entrada, a ABL voltou a ter entre seus membros um profissional dedicado inteiramente à história.

- Desde 1987, quando José Honório Rodrigues nos deixou, a Academia não tinha o que chamamos de historiador tout court - disse o presidente da ABL, o poeta Ivan Junqueira, que lembrou ainda outros grandes historiadores que pertenceram à Casa de Machado, como Pedro Calmon.

José Murilo foi eleito com 19 votos, o número mínimo necessário. O publicitário e poeta Mauro Salles obteve 14 votos e o jurista e professor Paulo Bonavides, 4.

Imortal também ganhou o Casa de las Américas

Autor de clássicos como “A formação das almas” e “Os bestializados”, o historiador José Murilo de Carvalho também foi agraciado este ano com o prêmio Casa de Las Américas, pelo livro “Cidadania no Brasil: O longo caminho”, na categoria de literatura brasileira. Durante a recepção ontem na casa do acadêmico Cícero Sandroni, em que José Murilo comemorou sua eleição para a ABL, o novo imortal afirmou que pretende estimular novos projetos entre a universidade e a academia.

- A ABL está organizando não só a sua biblioteca, mas também um centro de memória. Pretendo inclusive incentivar um intercâmbio maior entre a universidade e a academia, sobretudo utilizando essa documentação em teses e dissertações - disse José Murilo na recepção em que estiveram presentes o jornalista Zuenir Ventura e os acadêmicos Affonso Arinos e Tarcísio Padilha, entre outros.

O historiador destacou ainda que seu ingresso na academia é um desafio:

- É uma instituição nacional centenária, produtora de cultura no país. Um centro de produção de pensamento e representações do Brasil.

 

06/06/2006 - Atualizada em 05/06/2006