Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Jornalista José Nêumanne Pinto abre na ABL o ciclo de conferências ‘Guimarães Rosa, escritor e diplomata’ sob coordenação do Acadêmico Carlos Nejar

Jornalista José Nêumanne Pinto abre na ABL o ciclo de conferências ‘Guimarães Rosa, escritor e diplomata’, sob coordenação do Acadêmico Carlos Nejar

 

A Academia Brasileira de Letras abriu seu ciclo de conferências do mês de março de 2018, intitulado Guimarães Rosa, escritor e diplomata, com palestra do jornalista, escritor e poeta José Nêumanne Pinto. O tema escolhido foi Machado de Assis e Guimarães Rosa. Ligações singulares, sob coordenação do Acadêmico e poeta Carlos Nejar. O evento aconteceu terça-feira, 6 de março, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. 

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2018.

José Nêumanne  destacou em  sua palestra: “O que há de mais notável nos narradores Bentinho e Riobaldo, ambos velhos, ambos relatando amores interrompidos ao longo da vida? É que eles trazem a lume duas figuras luminosas e encantadoras: a serelepe Capitu e a guerreira Diadorim. São relatos pioneiros sobre o mistério, a graça e o veneno da mulher brasileira”.

O CONFERENCISTA

Jornalista, poeta e escritor, José Nêumanne Pinto nasceu em Uiraúna, Paraíba, em 1951. Foi repórter da Folha de S. Paulo; chefe de redação do Jornal do Brasil; editor de política de O Estado de S. Paulo e chefe dos editorialistas do Jornal da Tarde. Atualmente, é editorialista e articulista de O Estado de S. Paulo e comentarista na Rádio Estadão e na TV Gazeta (Jornal da Gazeta).

José Nêumanne ganhou o Prêmio Esso de Informação Econômica (com Maria Inês Caravaggi, Perfil do operário brasileiro hoje), o Troféu Imprensa de Reportagem Esportiva (com Paulo Mattiussi, Eder Jofre e o boxe brasileiro), ambos em 1976, e o prêmio Senador José Ermírio de Moraes, da Academia Brasileira de Letras, em 2005, ao melhor livro de 2004, o romance O silêncio do delator. Tem onze livros publicados, entre os quais O que sei de Lula. E o CD As Fugas do Sol (CPC-Umes), de poemas com trilha sonora do maestro Marcus Vinicius de Andrade.

 

06/03/2018

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados