Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Jornalista Flávia Oliveira faz na ABL a segunda palestra do ciclo ‘Ideias para reconstruir o Brasil’, sob coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira

Jornalista Flávia Oliveira faz na ABL a segunda palestra do ciclo ‘Ideias para reconstruir o Brasil’, sob coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao seu ciclo do mês de novembro de 2017, sobre o tema Ideias para reconstruir o Brasil, sob coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira, com palestra da jornalista Flávia Oliveira, que apresentou a conferência Raça e gênero: a construção da igualdade no Brasil?, com transmissão direta pelo portal da ABL.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, Primeira-Secretária da ABL, é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2017.

Ideias para reconstruir o Brasil terá mais duas palestras, às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente:  dia 21, Maria Silvia Bastos Marques, Condições macro e microeconômicas para o desenvolvimento sustentável; e 28, Izabella Teixeira, No novo Brasil, a menor distância entre dois pontos é uma curva?.

Foram fornecidos certificados de presença.

A PALESTRA

Sobre seu tema, Flávia Oliveira comentou: “O Brasil está entre os países mais desiguais do mundo. O hiato entre ricos e pobres voltou a crescer com a recessão aguda e o aumento do desemprego, a partir do segundo semestre de 2014. A construção da igualdade é desafio que se impõe com urgência, em particular no que diz respeito a gênero e raça. Mulheres e negros enfrentam as piores condições socioeconômicas. A população autodeclarada preta e parda tem níveis menores de renda e escolaridade. Está exposta às piores condições de saúde e às maiores taxas de desocupação e informalidade. Jovens negros de 15 a 29 anos são vítimas de oito em cada dez homicídios na faixa etária. Políticas públicas orientadas à redução das desigualdades e à inclusão social são caminhos para a cidadania plena”.

 

Saiba mais

A CONFERENCISTA

Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e do programa “CBN Rio”, da Rádio CBN, é comentarista do telejornal “Estúdio i”, da Globo News. Apresenta a temporada 2017 do programa “TED Compartilhando Ideias”, do canal Futura. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1992.

A carreira na imprensa começou em 1992, como repórter no Jornal do Commercio.  No Globo, trabalha desde 1994. Foi interina da coluna “Panorama Econômico”, da jornalista Miriam Leitão (2001-2006). De 2006 a 2014, foi titular da coluna “Negócios & Cia”. Hoje, assina coluna semanal sobre temas sociais na editoria “Sociedade”.

Estreou na TV em 2008, como comentarista do “Estúdio i”. Por dois anos (2011-2013), foi comentarista do “Bom Dia Rio”, da TV Globo. Em 2016, apresentou cinco edições do programa “Espelho”, de Lázaro Ramos, no canal Brasil. No mesmo ano, participou como comentarista de economia e comportamento da reedição do “TV Mulher”, apresentado por Marília Gabriela, no canal Viva.

Ganhou o Prêmio Jornalismo para Tolerância 2003, da Federação Internacional de Jornalistas, pela coedição do suplemento “A Cor do Brasil”, sobre desigualdade racial; o Prêmio Elizabeth Neuffer da Associação dos Correspondentes da ONU por reportagens sobre o Índice de Desenvolvimento Humano. Liderou a equipe que ganhou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, pela série “Retratos do Rio”, com dez cadernos especiais sobre o primeiro relatório de desenvolvimento humano produzido pela ONU para uma cidade (2001).

A convite da Prefeitura, integrou de 2011 a 2016 o Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, que debate o plano estratégico do município. É membro dos conselhos consultivos na Anistia Internacional Brasil, da ONG Uma Gota no Oceano e do Instituto Coca-Cola Brasil. Integra a Comissão de Matriz Africana do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

07/11/2017

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados