O Professor João Malaca Casteleiro, um dos mais destacados defensores da implantação do Acordo Ortográfico em seu país e membro da Academia das Ciências de Lisboa, fez na Academia Brasileira de Letras conferência sobre A língua portuguesa no mundo atual globalizado. O evento aconteceu no dia 15 de setembro, segunda-feira, às 17h30min., no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203, Rio de Janeiro.
Saiba mais
João Malaca Casteleiro licenciou-se em Filologia Românica, em 1961, e doutorou-se em 1979 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação em Sintaxe da Língua Portuguesa. É, desde 1981, professor catedrático na mesma faculdade. Tem lecionado e coordenado a cadeira de Sintaxe e Semântica do Português, no âmbito da licenciatura, e vários seminários nas áreas da Sintaxe, Léxico e Didática, no âmbito do mestrado.
Foi diretor de investigação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, conselheiro científico do Instituto Nacional de Investigação Científica e presidiu o Conselho Científico da Faculdade entre 1984 e 1987. Tem coordenado e colaborado em diversos projetos de investigação e de edição, em Portugal e no estrangeiro, em articulação com organismos como o Conselho da Europa, os Serviços de Educação do Governo de Macau e o Ministério da Educação, entre outros.
Sua bibliografia, iniciada com a tese de licenciatura em 1961, é constituída por muitas dezenas de títulos sobre Linguística, Didática do Português Língua Estrangeira e situação da língua portuguesa no mundo. Publicou obras como A Língua e a sua estrutura, A Língua portuguesa e a expansão do saber, Nouvelles perspectives pour l'enseignement du Portugais en tant que langue étrangère, A Língua Portuguesa em África e A Língua Portuguesa no Oriente: do Século XVI à atualidade.
15/9/2014
05/09/2014 - Atualizada em 04/09/2014