Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Homenagens a José Murilo de Carvalho

Homenagens a José Murilo de Carvalho

 

O Acadêmico José Murilo de Carvalho, morto em agosto, será homenageado nesta quinta-feira, às 17h, em um debate em Belo Horizonte no projeto MinasMundo. Heloisa Starling, Lilia Schwarcz e Andre Botelho, com a mediação de Helena Bomeny debaterão a obra de José Murilo sob o tema: “A República que não foi; o intelectual que foi”. O debate pode ser acompanhado ao vivo no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=raqEdVULlBI.

O projeto MinasMundo reúne 58 pesquisadores de diversas universidades brasileiras – entre elas a UFMG, a UFRJ, a Unicamp e a UFRRJ – e também da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. A condição multidisciplinar dá o tom da iniciativa: os acadêmicos e integrantes do MinasMundo pertencem a diferentes áreas do conhecimento: da história à comunicação, passando, entre outros campos, por literatura, sociologia, antropologia, belas artes, cinema, cultura popular e ciência política.

Na segunda-feira, dia 25, às 14h, o Ciclo de Palestras IESP-UERJ promove uma edição especial de sua temporada 2023 dedicada a homenagear a vida e a obra de Jose Murilo de Carvalho, um dos fundadores do Instituto.

A conferência contará com a participação dos professores Maria Regina Soares de Lima, Christian Lynch e José Szwako e dos pesquisadores convidados Octávio Amorim Neto (EBAPE-FGV) e André Botelho (PPGSA-UFRJ), reunidos para uma mesa de discussão sobre o legado definitivo para as Ciências Sociais brasileiras de Jose Murilo de Carvalho. Será possível acompanhar ao vivo pelo Youtube: https://www.youtube.com/@IESP-UERJ

19/09/2023