Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Homenagem a Eça de Queirós fecha Quinta é Cultura de maio

Homenagem a Eça de Queirós fecha Quinta é Cultura de maio

 

“Eça de Queirós, 180 anos” é o tema sobre o qual o poeta e professor de Literatura Portuguesa Sérgio Nazar David de debruçará na última palestra do mês na série “Quinta é Cultura”. Dedicada aos 180 anos de nascimento de Eça de Queirós, a conferência será realizada na próxima quinta-feira, 29 de maio, às 17h30, com coordenação do Acadêmico Antônio Torres.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/eca-de-queiros-180-anos-522387

A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/live/urkHLnbpn4A?si=iZB4HV2H2oCCDPe1

Nazar irá propor a leitura de cenas de romances e contos do autor, destacando como Eça fala por meio de silêncios e paradoxos, cativando leitores de seu tempo e impulsionando a modernidade literária em língua portuguesa.

Para o poeta, analisar de forma crítica e poética como a obra de Eça de Queirós, especialmente Os Maias, traz uma reflexão sobre a sociedade portuguesa do século XIX. Ela também destaca a capacidade de Eça de expressar a saudade de estruturas sociais rígidas, refletindo sua crítica à modernidade e à decadência das tradições. No próximo “Quinta é Cultura” (05), o escritor Evando Nascimento ministrará a palestra “Guardar Antônio Cícero”.

Sobre Sérgio Nazar David

Sérgio Nazar David (1964) é poeta e professor de Literatura Portuguesa da UERJ. Autor dos livros de poemas Onze Moedas de Chumbo (7Letras, 2001), A Primeira Pedra (7Letras, 2006, semifinalista do Prêmio Portugal Telecom), Tercetos Queimados (2014), O Olho e a Mão (7Letras, 2018, com Ana Marques Gastão) e Gelo (7Letras, 2023, semifinalista do Prêmio Oceanos); e de ensaios Freud e a Religião (Jorge Zahar, 2003), O Século de Silvestre da Silva (1º volume - Prefácio/ 2º volume - 7Letras, 2007).

Organizou as edições críticas de Cartas de Amor à Viscondessa da Luz (Edições Quasi, 2007), Correspondência Familiar (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012, Menção Honrosa - Prémio Grémio Literário), Correspondência para Rodrigo da Fonseca Magalhães (Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2016, Menção Honrosa - Prémio Grémio Literário), Filipa de Vilhena / A Sobrinha do Marquês (Imprensa Nacional, 2020) e O Corcunda por Amor/ Tio Simplício/ Falar Verdade a Mentir/ O Conde de Novion (Imprensa Nacional, no prelo) de Almeida Garrett.

26/05/2025