Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Geraldo Holanda Cavalcanti toma posse na Cadeira nº29 da ABL

Geraldo Holanda Cavalcanti toma posse na Cadeira nº29 da ABL

 

O Acadêmico eleito Geraldo Holanda Cavalcanti tomou posse na Cadeira nº29 da Academia Brasileira de Letras, no dia 18 de outubro, em solenidade no Petit Trianon.

“Geraldo é um critico de mão cheia, poeta e prosador dos mais criativos. Temos certeza que virá para somar e a Academia se sente muito feliz em tê-lo como nosso confrade. A ABL ganha um companheiro excelente e um homem de cultura de primeiro time”, afirmou o presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

O diplomata e escritor foi escolhido como 6º ocupante da Cadeira nº29, vaga desde 28 de fevereiro com a morte do Acadêmico José Mindlin.

O novo Acadêmico foi eleito em primeiro escrutínio no dia 2 de junho deste ano. Na oportunidade, recebeu 20 dos 39 votos possíveis. Os outros três candidatos eram o Ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, o escritor, ensaísta e Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, e o cantor e compositor Martinho da Vila.

O evento teve transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

O pernambucano do Recife Geraldo Holanda Cavalcanti, além de diplomata e escritor, também é poeta, ensaísta e tradutor. Nascido em 6 de fevereiro de 1929, graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1951.

Diplomata por mais de quatro décadas, profissão a que dedicou a maior parte de seu tempo, serviu em Genebra, Washington, Moscou e Bonn, entre outras grandes cidades. Por sua obra como poeta, recebeu, em 2000,  o Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores.
Em 2007 publicou seu primeiro livro de ficção, Encontro em Ouro Preto, finalista do Prêmio Jabuti de 2008 na categoria Melhor livro de contos e crônicas.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Geraldo Holanda Cavalcanti é eleito para Cadeira nº29 da ABL

18/10/2010

 



17/10/2010 - Atualizada em 17/10/2010