Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Frédéric Gros, Francisco Bosco e Newton Bignotto são os palestrantes do ciclo Mutações

Frédéric Gros, Francisco Bosco e Newton Bignotto são os palestrantes do ciclo Mutações

 

A edição de 2012 do ciclo de conferências Mutações, intitulado “O futuro não é mais o que era”, continuou na Academia Brasileira de Letras, em outubro, nos dias 01 (segunda-feira), 02 (terça-feira) e 03 (quarta-feira), sempre às 19 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo.

Os palestrantes convidados foram o professor da Universidade Paris-Est Créteil e editor dos últimos cursos de Michel Foucault no Collège de France, Frédéric Gros; o ensaísta e autor Francisco Bosco; e o doutor em filosofia pela EHESS, Paris, e professor da UFMG, Newton Bignoto. Os três abordaram os temas “A biosegurança e o desaparecimento do futuro”, “O futuro da ideia de autor” e “O medo do acaso”, respectivamente e obedecendo à ordem dos dias da semana. A curadoria é do filósofo e professor Adauto Novaes, e o patrocínio do Ministério da Cultura e da Petrobras. Os interessados poderão fazer consultas também no blog  www.ofuturonaoemaisoqueera.com.br.
 
A presente edição do ciclo propõe uma investigação sobre a percepção do tempo na contemporaneidade a partir de inspirações filosóficas de pensadores clássicos como Paul Valéry, Merleau-Ponty, Sören Kierkegaard e Nietzsche. As conferências debaterão a ideia do tempo acelerado na modernidade líquida, onde o presente é substituído pelo imediato – mais precisamente pela imediatez das coisas, pelo provisório, e pelo fim das grandes narrativas. Com tal discussão, constrói-se assim um alinhavo com os ciclos anteriores, nos quais os temas versaram sobre: As Novas Configurações do Mundo (2007); A Condição Humana (2008); A Experiência do Pensamento (2009); A Invenção das crenças (2010); e Elogio à Preguiça (2011).

O ciclo se estenderá até o dia 10 de outubro. Os palestrantes falarão sobre o mesmo tema tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Os conferencistas convidados são José Miguel Wisnik, Franklin Leopoldo e Silva, Sergio Paulo Rouanet, Guilherme Wisnik, Maria Rita Kehl, Francis Wolff, Marcelo Jasmin, Oswaldo Giacóia Júnior, Olgária Matos, Antonio Cicero, Renato Lessa, Jorge Coli, Jean-Pierre Dupuy, Elie During, Michel Déguy, Eugène Enriquez, Sérgio Alcides, David Lapoujade, Frédéric Gros, Francisco Bosco, Newton Bignotto, Vladimir Safatle, João Carlos Salles e Luiz Alberto Oliveira. As palestras em francês terão tradução simultânea.

4/10/2012

28/09/2012 - Atualizada em 27/09/2012