A Academia Brasileira de Letras inaugurou a exposição "Francisco Brennand 80: Os desenhos" em homenagem aos 80 anos do artista plástico pernambucano. A abertura foi no dia 10, às 17 horas, na Galeria Manuel Bandeira. A mostra ficará até 6 de março de 2008, das 10h às 18h, com entrada franca. O patrocínio e do BNDES e do Ministério da Cultura.
No texto de apresentação, o ensaísta Alexei Bueno, ressalta que "Em técnica mista, mas com uma sensível dominância do pastel, o que logo chama neles a atenção é a importância das cores, o que levou Ferreira Gullar a chamá-los de desenhos de um pintor. Tal obra, da qual será exposta uma pequena amostra - e de muito difícil escolha, tendo em vista o altíssimo nível médio das unidades que a compõem - foi objeto, há cinco anos, de um estudo que se pode dizer clássico pelo poeta e crítico pernambucano Weydson Barros Leal."
O acadêmico pernambucano Marcos Vinicios Vilaça destaca que "pela sua ostensividade às vezes monumental, agiu freqüentemente como uma cortina de argila diante da extraordinária obra do pintor e do desenhista, que aqui se revelará à visão extasiada de muitos”. E ainda frisa "a maestria cromática, sua variedade de registros, seu erotismo inconfundível, sua celebração do corpo humano, especialmente o feminino, da natureza e da luz, tudo está acintosamente vivo e presente nas quarenta obras que aqui se expõem, uma pequena antologia de um universo visual literalmente imenso, no número de suas produções e no inumerável de sua expressividade”.
Conheça o artista:
10/12/2007
06/12/2007 - Atualizada em 06/12/2007