Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritora Nélida Piñon toma posse como Acadêmica de Honra na Real Academia Galega

Escritora Nélida Piñon toma posse como Acadêmica de Honra na Real Academia Galega

 

A Acadêmica e escritora Nélida Piñon, ocupante da Cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Letras, estará na Galícia, Espanha, do dia 24 de setembro, quarta-feira, a 4 de outubro, sábado, onde, na qualidade de primeira brasileira, tomará posse como Acadêmica de Honra na Real Academia Galega. Ela será recepcionada pelo historiador Don Ramón Villares, Presidente do Consello da Cultura Galega.

Durante sua estada, a escritora participará do lançamento do Prêmio Nélida Piñon, uma iniciativa do Consello de Cotobade, da Consellería de Cultura, da Presidência da Xunta de Galícia. Por ocasião desses eventos, ocorrerá um seminário sobre sua obra, na Universidade de Santiago de Compostela, bem como palestras e debates. Nélida Piñon também cumprirá, durante esse período, uma extensa agenda de entrevistas com a imprensa escrita, falada e televisionada.

Saiba mais

Quinta ocupante da Cadeira 30, eleita em 27 de julho de 1989, na sucessão de Aurélio Buarque de Holanda, e recebida em 3 de maio de 1990 pelo Acadêmico Lêdo Ivo, Nélida Piñon nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). Em 1996-1997, tornou-se a primeira mulher, em 100 anos, a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu primeiro Centenário.

Em 1970, inaugurou a cadeira de Criação Literária na Faculdade de Letras da UFRJ. Tem ministrado cursos de curta duração e proferido conferências e palestras sobre temas ligados à cultura, à literatura e à criação literária, e também sobre sua obra, no Brasil e no exterior. Sua estreia na literatura se deu com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, publicado em 1961. Sua obra de romancista, contista e ensaísta está traduzida em muitos idiomas e seus contos são publicados em centenas de revistas e fazem parte de antologias brasileiras e estrangeiras.

 

24/09/2014 - Atualizada em 23/09/2014