Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritor e professor, Godofredo Neto toma posse na Academia Brasileira de Letras

Escritor e professor, Godofredo Neto toma posse na Academia Brasileira de Letras

 

A cerimônia de posse do escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto foi realizada na sexta-feira, 2 de setembro, às 20h, no Petit Trianon, na sede da Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio. O evento foi transmitido ao vivo pelo site da ABL e pelo canal de Youtube da Instituição. Godofredo de Oliveira Neto passa a ocupar a Cadeira 35 da Academia Brasileira de Letras, sucedendo ao Acadêmico Candido Mendes, que faleceu no dia 17 de fevereiro de 2022. Os ocupantes anteriores da Cadeira 35 foram: Rodrigo Octavio (fundador) – que escolheu como patrono Tavares Bastos - Rodrigo Octavio Filho, José Honório Rodrigues e Celso Ferreira da Cunha.

Eleito para integrar a ABL no dia 9 de junho de 2022, Godofredo de Oliveira Neto é romancista e contista. Autor de diversos livros e artigos para jornais e periódicos, tendo sido premiado com uma estatueta do Prêmio Jabuti em 2006.

Em seu discurso de posse, o Acadêmico citou alguns dos valores fundamentais para a construção de um país isento de preconceitos:

"A condição humana é assim estruturada, não há outro suporte, mas há maneira de suavizá-la. E há escolhas, como bem o sabem, senhoras e senhores acadêmicos. Escolhas necessárias, fundamentais e estruturantes que exigem – se desejarmos uma nação ciente do seu caminho civilizatório – exigem banir o preconceito étnico, o preconceito religioso, o antissemitismo, a misoginia, a homofobia, o etarismo, a violência e o preconceito de gênero, o racismo – vidas negras e vidas indígenas importam, vidas e integridade das mulheres importam! Esse encontro do Brasil com a nação brasileira é medular para o despontar da paz e da harmonia", ressaltou o Acadêmico e escritor em seu discursso de posse.

Godofredo ainda destacou a importância do estudo da relação entre realidade e linguagem como fundamento para a aquisição do conhecimento. Para exemplificar esse legado, ele citou os atecessores da Cadeira 35: "Candido Mendes abraçava a formação religiosa como um alto valor educativo. A força espiritual capaz de trazer à tona, a homens e mulheres, a virtude e a renúncia a desvios éticos. Capaz de serenar a inquietude e o desconsolo da condição humana. Capaz de alterar o sentimento de abandono para um mundo de paz, de enlevo e de felicidade. Celso Cunha alia à exímia especialização do cientista do século XX premido pela velocidade do conhecimento científico e técnico, a memória, a razão e a imaginação dos enciclopedistas do século XVIII", completou.

O ACADÊMICO

Godofredo de Oliveira Neto nasceu no dia 22 de maio de 1951 em Blumenau, Santa Catarina. Graduou-se em Letras pela Universidade de Paris III, França (1976), onde também realizou seu mestrado em Letras (1979). É Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1989). Possui graduação em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II, na França. É pós-Doutor em pesquisa na Georgetown University, Estados Unidos (2012). Atualmente é professor do Departamento de Letras Vernáculas, da UFRJ, e pesquisador na área de Literatura Brasileira com foco no Modernismo Brasileiro e na Literatura Contemporânea.

É autor de 21 livros e escreve, ainda, artigos para jornais e periódicos do Brasil. Romancista e contista, chegou a ser premiado com uma estatueta no Prêmio Jabuti, em 2006. Seus romances “Menino oculto” e “Amores Exilados” foram traduzidos para o francês e foram lançados no 35° Salão do livro de Paris-2015. O seu livro “Ana e a margem do rio” foi publicado na Bulgária e recebeu no Brasil o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Foi professor de Literatura e Cultura Brasileiras na Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (1982-1984) e professor-visitante de Literatura Brasileira na Universidade de Veneza - Ca’ Foscari, em 2018. Foi presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da CPLP com sede na cidade da Praia, Cabo Verde (2003-2006). É Pesquisador Associado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea / PACC - UFRJ e integra o comitê de pesquisadores da Collection Archives/UNESCO. Foi pesquisador do Projeto Internacional IC4 - Línguas Românicas (1993 a 2000), com sede na Universidade de Aarthus, Dinamarca. É pesquisador associado do Centro de Pesquisas sobre países lusófonos (CREPAL), da Université Sorbonne Paris III desde 2017.

Exerceu cargos administrativos na área da educação, como Pró-Reitor de Graduação da UFRJ (1990-1994); Coordenador do setor de literatura brasileira da UFRJ - (1995-1997); Coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (2003); Diretor do Departamento de Política do Ensino Superior do MEC/SESU, Brasília (2004-2007); Subsecretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro-2007). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Faculdade de Letras/UFRJ (2011-2013). Possui a Medalha Euclides da Cunha concedida pela Academia Brasileira de Letras em 2009.

30/08/2022