Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritor e editor Rodrigo Lacerda faz palestra de encerramento do Ciclo de Conferências “O Brasil em 2050”

Escritor e editor Rodrigo Lacerda faz palestra de encerramento do Ciclo de Conferências “O Brasil em 2050”

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu Ciclo de Conferências do mês de outubro, intitulado O Brasil de 2050, com palestra do escritor e editor Rodrigo Lacerda. O tema escolhido foi Horizontes da Literatura brasileira: cenários para 2050. A coordenação foi do Acadêmico e escritor José Murilo de Carvalho. O evento foi realizado quinta-feira, dia 31 de outubro, no Teatro R. Magalhães Jr. (Avenida Presidente Wilson 203 – Castelo, Rio de Janeiro).

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferência, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A intitulação O Brasil em 2050, segundo o Acadêmico José Murilo de Carvalho, refere-se às consequências que acontecerão no Brasil nos próximos 30 anos. Uma mudança que está relacionada aos aspectos sociais, ambientais, econômicos e políticos, e à literatura brasileira.

O Conferencista

Rodrigo Lacerda nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. É escritor, tradutor e editor. Publicou os seguintes livros: O mistério do leão rampante (novela, 1995, prêmio Jabuti e prêmio Certas Palavras); A dinâmica das larvas (novela, 1996); Fábulas para o século XXI (livro infantil, 1998); Tripé (contos, 1999); Vista do Rio (romance, 2004); O fazedor de velhos (romance juvenil, 2008, prêmio da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ); Outra vida (romance, 2009, prêmio de Melhor Romance da Academia Brasileira de Letras); A república das abelhas (romance, 2013); Hamlet ou Amleto? Shakespeare para jovens curiosos e adultos preguiçosos (juvenil, 2015, prêmio Jabuti); Todo dia é dia de apocalipse (juvenil, 2016) e Reserva Natural (contos, 2018, prêmio de Melhor Livro de Contos da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA). Traduziu autores como William Faulkner, Alexandre Dumas, H.G. Wells, entre outros, e recebeu o prêmio Jabuti de Melhor Tradução de Língua Francesa, em 2009, e de Melhor Tradução, em 2011. Trabalhou nas editoras Nova Fronteira, Editora da Universidade de São Paulo, Cosac Naify e Zahar. É doutorado pela Universidade de São Paulo em Teoria Literária e Literatura Comparada.

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "O mistério do leão rampante", "110 anos da Academia Brasileira de Letras" e "Ao Sabor da Polêmica".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

24/10/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados