Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Documentário histórico de Zelito Viana com Darcy Ribeiro será exibido na ABL

Documentário histórico de Zelito Viana com Darcy Ribeiro será exibido na ABL

 

Em 1977, o cineasta Zelito Viana fez uma entrevista histórica com Darcy Ribeiro para um documentário encomendado pela Embrafilme sobre os indígenas no Brasil. Foi uma conversa longa - Zelito fez apenas uma pergunta, que rendeu quase duas horas de resposta, gravada e filmada. Mas as fitas se perderam e, 45 anos depois, durante a pandemia, Zelito encontrou a transcrição. Deu-a a seu filho, o ator Marcos Palmeira e com imagens da coleção “Amazônia” do fotógrafo Sebastião Salgado e música de Egberto Gismonti, surgiu o documentário “Da terra dos índios aos índios sem terra”, que será exibido na próxima quinta-feira, dia 21, na Academia Brasileira de Letras, às 17h30. A entrada é franca e inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/exibicao-do-filme-na-terra-dos-indios-aos-indios-sem-terra/

Palmeira é o narrador da voz de Darcy Ribeiro. Além de Darcy Ribeiro, o documentário conta também com o antropólogo Gersem Baniwa, indígena da etnia Baniwa, filósofo e professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Antropologia pela UnB.

“Tantos anos depois e os dois me contaram a mesma história”. O filme que eu fiz na década de 1970 era justamente para denunciar a dificuldade dos indígenas para demarcar terras, e hoje estamos passando por esse mesmo cenário. Eu não consigo entender. É um documentário que conta a história de um Brasil que a gente não conhece”, diz Zelito.

18/09/2023