Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Dante Alighieri: 700 anos de presença” é tema da sétima mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

“Dante Alighieri: 700 anos de presença” é tema da sétima mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

 

A Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcast, uma mesa-redonda especial que aborda a obra do escritor italiano Dante Alighieri. A mesa conta com a participação dos professores Cecilia Casini, Tommaso Raso e Luciano Migliaccio. A apresentação foi feita pelo Acadêmico Antonio Cicero.

A mesa-redonda estará disponível ao público no dia 27 de outubro, a partir das 16h.

Cecilia Casini

Cecilia Casini é formada em Letras pela Universidade de Florença (Itália), e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP, com Pós-Doutorado na Universidade “L’Orientale” de Nápoles (Itália). É professora de Literatura Italiana na FFLCH/USP, onde desenvolve pesquisas sobre a Literatura Medieval e Renascentista italianas, particularmente sobre a obra de Dante Alighieri e a cultura de Florença. Membro do Comitê Diretivo da SILFI (Società internazionale di Linguistica e Filologia Italiana), dirige o grupo de pesquisa “A tradição literária italiana”, e está coordenando várias atividades para a comemoração dos 700 anos de Dante Alighieri (1265-1321).

Tommaso Raso

Tommaso Raso é Professor Titular de Linguística na UFMG e presidente da Luso-Brazilian Association of Speech Sciences. Foi Professor Associado de Linguística Italiana na Universidade de Veneza, Ca’ Foscari até 2005. Tem vários trabalhos publicados sobre filologia, história da língua e linguística italiana. No Brasil tem trabalhado principalmente com compilação e estudo de corpora de fala espontânea e foi coordenador do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem (LEEL) na UFMG, de 2009 a 2019.

Luciano Migliaccio

Luciano Migliaccio possui graduação em Letras na Scuola Normale Superiore Di Pisa, em Filosofia na Università degli Studi di Pisa, e doutorado em Storia dell'Arte Medievale e Moderna na Università degli Studi di Pisa. Atualmente é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo (FAU USP) e professor visitante da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Com diversos livros e artigos publicados, desde 2016 é Curador Adjunto para o acervo de arte europeia do Museu de Arte de São Paulo "Assis Chateaubriand" (MASP).

 

spotify deezer apple-music
22/10/2020