O Ciclo "Mutações - A invenção das crenças" acontece hoje, dia 15 de setembro, às 19h, e debate o tema "Crença na palavra, aposta no sujeito", com a presença de Maria Rita Kehl.
“Mutações: a invenção das crenças” vai debater um dos efeitos da revolução tecnocientífica que está na mudança das ideias e práticas da crença. No caso, entendendo-se por crença não apenas as religiões, mas também, e principalmente, os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões do mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valéry define como coisas vagas, tudo que se opõe aos fatos ou à “realidade”.
O seminário vai reunir no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, alguns dos mais importantes pensadores brasileiros e estrangeiros que, a convite de Adauto Novaes, tem trabalhado o tema das Mutações. Confira na programação.
A Academia Brasileira de Letras está localizada na Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar. Mais informações através do telefone (21) 3974 – 2595.
Programação
Programação completa do ciclo Mutações: a invenção das crenças
Saiba mais
Crença na palavra, aposta no sujeito
A pergunta sobre a crença na palavra conduz, de plano, à ilusão de que a relação entre as palavras e as coisas que elas designam seja comandada por uma única verdade, como é o caso da crença de que deus criou e nomeou todos os seres. Tendo em vista que, desde os primórdios da humanidade, o homem perdeu a segurança no poder de verdade imanente às palavras, a crença na palavra seguiu, assim, para o campo incerto das relações interpessoais, ou seja, para uma crença na pretensa “verdade” daquele que fala. a partir daqui será discutido o estatuto da “mentira”, tanto no campo das relações interpessoais, quanto no da psicanálise.
15/9/2010
15/09/2010 - Atualizada em 14/09/2010