Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Carlos Nejar fala sobre poesia contemporânea na ABL

Carlos Nejar fala sobre poesia contemporânea na ABL

 

A obra do Acadêmico e escritor Carlos Nejar será lembrada na próxima terça-feira, dia 16 de abril, às 16h, na Academia Brasileira de Letras. No encontro, Carlos Nejar vai falar sobre a obra dele e sobre poesia contemporânea de nomes como Jorge de Lima e Carlos Drummond de Andrade, de quem Nejar foi amigo.

- Minha visão poética é diferente porque se trata de uma visão épica. E a nossa literatura só foi verdadeiramente épica durante o período do Brasil Colônia, com autores como Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Eu me considero um poeta épico, mas diferente porque trato de uma nova época. Uma época que eu chamo de futuro porque é uma época de um tempo que está acontecendo e não de um tempo já acontecido. Penso que hoje não podemos mais nos concentrar no que já ocorreu, mas sim no que está em andamento. O poeta, assim como os antigos romanos afirmavam, também é um profeta – explicou.

A conferência integra o ciclo "Poesia na Academia", que contempla a obra poética de cinco Acadêmicos da casa: Geraldo Carneiro, Antonio Carlos Secchin, Carlos Nejar, Gilberto Gil, e Marco Lucchesi. A coordenação geral dos Ciclos de 2024 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Já no dia 25 de abril, o Acadêmico e músico Gilberto Gil fará uma análise sobre a poética presente nas suas músicas. "Eu vou falar sobre a minha produção litero-musical, ou seja, as letras das minhas músicas sob o ponto de vista de dois ou três ângulos", resumiu.

O ciclo terá ainda a palestra do Acadêmico Marco Lucchesi, que falará sobre a sua contribuição na poesia no dia 30 de abril.

INSCREVA-SE PARA AS OUTRAS CONFERÊNCIAS:

25/04: "A poesia de Gilberto Gil" - https://www.even3.com.br/a-poesia-de-gilberto-gil-447635

30/04: : "A poesia de Marco Lucchesi" - https://www.even3.com.br/a-poesia-de-marco-lucchesi-447639

11/04/2024

Vídeos relacionados