Na segunda (7/5), o acadêmico Ariano Suassuna esteve no Rio de Janeiro para ministrar "Uma Visão do Brasil", aula-espetáculo que o escritor fez no Palácio Itamaraty com entrada franca. A aula inaugurou a série Encontros com o Barão, promovida pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) do Ministério das Relações Exteriores.
Atual secretário de Cultura de Pernambuco, o acadêmico Suassuna exibiu nos telões uma série de novas imagens referentes ao projeto "Onça Malhada, a Favela e o Arraial". O romancista paraibano explica que coloca a onça “como uma metáfora da nação, tão mesclada de cores e etnias” para reafirmar a cultura brasileira. "Uma Visão do Brasil" mostrou também comentários do acadêmico sobre aspectos da música e dança do frevo.
Ariano Suassuna é criador e incentivador do Movimento Armorial, que consiste em valorizar a cultura popular do nordeste brasileiro a partir das raízes populares do país. Entre as obras que ilustram este Movimento, está o Romance d´A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, de 1971.
07/05/2007 - Atualizada em 06/05/2007