Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Colóquio Internacional de Cinema e Literatura acontece na ABL

AO VIVO: Colóquio Internacional de Cinema e Literatura acontece na ABL

 

Assista ao vivo ao Colóquio Internacional de Cinema e Literatura, com a presença do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet, falando sobre "Arthur Schnitzler e o cinema", que acontece no Teatro R. Magalhães Jr..

A proposta é discutir as relações entre a literatura e o cinema, enfocando não apenas em filmes baseados em textos ficcionais, como ainda a "contaminação" da literatura pelo cinema. Nas sessões da manhã e da noite serão exibidas e discutidas algumas das mais famosas versões cinematográficas de textos literários: em primeiro lugar, "Vidas secas", mas também "Terceira margem do rio" (ambos filmes de Nelson Pereira dos Santos), e "Morte em Veneza". As sessões da tarde invertem, por sua vez, o olhar, debatendo como a literatura reflete a percepção moderna de fenômenos como imagem fotográfica, ritmo, movimento e montagem.

Além da questão da traduzibilidade de linguagens artísticas, os estudiosos analisarão textos de Júlio Cortázar, João do Rio, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Thomas Mann, Werner Herzog e outros. O evento começa com uma mostra dos filmes do "primeiro cinema" e se encerra com a exibição de um documentário premiado. Este filme, uma estreia brasileira, encena o diálogo de uma tradutora com seu autor, Dostoiévski, e seus cinco grandes romances.

O evento é uma parceria da Academia Brasileira de Letras, do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Cinemateca - Museu de Arte Moderna (RJ), do Instituto Goethe, do Consulado Geral da Alemanha (RJ), do Consulado Geral da Suiça (RJ), do Baukurs, da Escola Corcovado, do Colégio Cruzeiro e da Escola Suíço-Brasileira.

Ao final do evento, que tem o patrocínio da Petrobras, serão conferidos certificados de frequencia.

Inscrições:

até 25 de outubro
escrtrad@uerj.br  
Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César(Instituto de Letras-UERJ)

 

Confira a programação completa.

 

Clique aqui para assistir ao vivo.

 

 

25/10/2010



24/10/2010 - Atualizada em 24/10/2010