Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: "Ciência e religião: crença contra crença" é tema do ciclo "Mutações - A origem das crenças"

AO VIVO: "Ciência e religião: crença contra crença" é tema do ciclo "Mutações - A origem das crenças"

 

Assista ao vivo ao Ciclo "Mutações - A origem das crenças", debatendo sobre "Ciência e religião: crença contra crença", com a presença do diplomata e Acadêmico Sergio Paulo Rouanet.

“Mutações: a invenção das crenças” vai debater um dos efeitos da revolução tecnocientífica que está na mudança das ideias e práticas da crença. No caso, entendendo-se por crença não apenas as religiões, mas também, e principalmente, os ideais políticos, os valores morais e éticos, as novas visões do mundo, as construções imaginárias nas artes, enfim, tudo aquilo que Paul Valéry define como coisas vagas, tudo que se opõe aos fatos ou à “realidade”.

O seminário vai reunir no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Brasília, alguns dos mais importantes pensadores brasileiros e estrangeiros que, a convite de Adauto Novaes, tem trabalhado o tema das Mutações. Confira na programação.

A Academia Brasileira de Letras está localizada na Avenida Presidente Wilson, 203, 1º andar. Mais informações através do telefone (21) 3974 – 2595.

Programação

Programação completa do ciclo Mutações: a invenção das crenças

Saiba mais

Ciência e religião: crença contra crença?

A conferência terá por ponto de partida a distinção tipicamente iluminista entre a crença baseada no testemunho e a baseada no objeto. Como exemplo da primeira, pode-se citar a “autoridade” do testemunho dos apóstolos de que Cristo ressuscitou no terceiro dia. A crença baseada no objeto é aquela que irá dizer ser a neve branca, ou que “dois mais dois é igual a quatro”. O primeiro tipo de crença é o que chamamos de “fé”, e só elas podem ser cognominadas de “crenças”, no sentido próprio. O segundo tipo pertence ao domínio da ciência. Por último, será discutida a coexistência de um fanatismo religioso que utiliza as armas da ciência e a técnica (terrorismo islâmico) e de uma ciência que prega o ateísmo como se fosse uma guerra santa (Richard Dawkins), bem como a tentativa de “mediação” entre as duas proposições empreendida por Habermas.

 

Clique aqui para assistir ao vivo.

17/8/2010


 



17/08/2010 - Atualizada em 16/08/2010