Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ao vivo: "Brasil, brasis" debate a emergência dos movimentos de solidariedade

Ao vivo: "Brasil, brasis" debate a emergência dos movimentos de solidariedade

 

A quinta edição do Seminário Brasil, brasis oferece ao público uma análise do país e das iniciativas sociais adotadas no campo político e na sociedade civil. Em Um Brasil que o Brasil desconhece: Ações que transformam, a Academia Brasileira de Letras traz nesta quinta-feira, no Salão Nobre do Petit Trianon, personalidades ligadas a grupos de solidariedade social como o jornalista Zuenir Ventura, o escritor Daniel Munduruku e o antropólogo Hermano Vianna. O expositor é o acadêmico Cícero Sandroni.

Movido por temas da atualidade brasileira, o "Brasil, brasis" deste mês tem a coordenação do acadêmico Tarcísio Padilha. O professor vê abissais diferenças a serem pinçadas na sociedade, do ponto de vista social, político, econômico, cultural. Segundo ele, a impressão de equivocada leniência no plano das decisões políticas com procedimentos incompatíveis com a ética não nos deve negar os avanços da solidariedade emergente a exibir o perfil de um futuro mais consentâneo com a alma brasileira.

Assista ao vivo aqui

 

Conheça os debatedores:

Zuenir Ventura

Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas, Zuenir Ventura é jornalista, escritor e ex-professor da UFRJ e da Escola Superior de Desenho Industrial, da UERJ. Atualmente é colunista do jornal O Globo.

Daniel Munduruku

Escritor e doutorando em Educação na USP. É também Diretor-Presidente do Inbrapi e bolsista do CNPq. Participa do grupo de pesquisa: Discriminação, preconceito, estigma: minorias étnicas e religiosas, cultura e educação da USP. É Comendador da Ordem do Mérito Cultural.

Hermano Vianna

Antropólogo. Pesquisador musical. Morou por longo tempo em Brasília, vindo para o Rio de Janeiro em 1978. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ UFRJ. É irmão de Herbert Vianna, cantor e compositor do grupo Paralamas do Sucesso.

É autor de "O mundo funk carioca" (Jorge Zahar, 1998), que lhe valeu o Troféu Amigo do Funk de 1994, e "O mistério do samba" (Jorge Zahar, 1995), resultado da tese de doutoramento que defendeu em janeiro de 1994. Também trabalha para o cinema e para a televisão, tendo participado da realização de programas como "African pop", "Baila Caribe", "Programa legal", "Na geral", "Brasil legal", "Além-mar" e "Música do Brasil". Faz pesquisa musical para inúmeros outros projetos, tendo participado no filme "Eu, tu, eles", de Andrucha Waddington.

16/08/2007 - Atualizada em 15/08/2007