Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > A alegria de Antônio Torres

A alegria de Antônio Torres

 

O Acadêmico Antônio Torres tem motivos de sobra para comemorar. No dia 1 de outubro, estará em sua cidade natal, Sátiro Dias, na Bahia, para inaugurar a sede definitiva da biblioteca pública da cidade, que leva seu nome e tem 16 mil livros no acervo. Para a inauguração, Torres planeja levar a coleção completa dos livros infantis de sua amiga, a Acadêmica Ana Maria Machado. 

“Fundada em 1991, a biblioteca já passou por várias gestões e mudava de local a cada nova administração municipal”, conta. 

Estou emocionado porque essa era uma cidade sem livros. Durante muitos anos foi assim. Só apareceu livro em Sátiro Dias com uma professora dando aula. O acervo era todo da escola. Até que em 1991 um jovem teve a ideia de criar uma biblioteca com meu nome. Um vereador conseguiu levar o projeto adiante e o prefeito da época aceitou.

O que o Acadêmico não imaginava era que a biblioteca seria inaugurada na casa da sua primeira professora.

“Quando vi aquela homenagem, me transportei para quando era um garotinho. Agora, a biblioteca terá uma sede própria. A casa foi construída para ela. Mas desde 1991, a biblioteca foi construindo ao longo dos anos, uma relação com o leitor, e já deixa um legado. Temos escritores da terra publicando livros, temos a festa literária da região. Todo esse movimento começou a partir da existência da Biblioteca, que tem beneficiado muitas escolas. Os professores prestigiam muito o espaço porque ele oferece muito material didático, além de dicionários e livros infantis”, destaca.

27/09/2023