Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Sergio Paulo Rouanet lança o livro “Rouanet 80 anos”, nesta quinta-feira, 25 de agosto, na Livraria Travessa do Leblon

Acadêmico Sergio Paulo Rouanet lança o livro “Rouanet 80 anos” no dia 25 de agosto, na Livraria Travessa do Leblon

 

O Acadêmico, diplomata, filósofo e cientista político Sergio Paulo Rouanet lançou, no Rio de Janeiro (em São Paulo foi no dia 15 de agosto), o livro Rouanet 80 anos, quinta-feira, dia 25 de agosto, às 19h30min, na Livraria Travessa do Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290).

A obra reúne discussões realizadas no Simpósio Internacional – também intitulado “Rouanet 80 anos”, em 2014, no Rio de Janeiro. Os textos que a compõem estão divididos em quatro temas – Democracia, Modernidade, Psicanálise e Literatura – e revisitam os trabalhos do Acadêmico e aprofundam a reflexão em torno das categorias do pensamento que marcaram seu percurso como intelectual.

Na oportunidade, foi realizado um bate-papo com o autor e seus convidados, no mesmo local. Estavam presentes Geraldo Carneiro, João Almino, Marcílio Marques Moreira e Adriana Rouanet Basse.

Rouanet é o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL), eleito em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), possui em seu currículo diversos cursos no exterior. Foi Ministro da Cultura e é o primeiro ocupante da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciências do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Seus artigos (alguns dos quais podem ser acessados pelo site da ABL, www.academia.org.br) encontram-se publicados nas revistas Tempo Brasileiro; Estudos Avançados; Revista Brasileira; e em muitas outras internacionais. Seu trabalho, realizado dentro do espírito universalista de Goethe, valeu-lhe a Medalha Goethe, que lhe foi conferida em Weimar, Alemanha. Entre suas obras destacam-se Imaginário e dominação, Édipo e o anjo, As razões do Iluminismo, Mal-Estar na Modernidade, Os dez Amigos de Freud e Riso e melancolia.

23/08/2016