Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Lêdo Ivo abre o Festival Internacional de Poesia na Grécia

Acadêmico Lêdo Ivo abre o Festival Internacional de Poesia na Grécia

 

O poeta e Acadêmico Lêdo Ivo chegou recentemente da Grécia onde esteve, no fim de julho e começo de agosto, como convidado, para participar do Festival Internacional de Poesia e Literatura, realizado na Ilha de Tinos. Ele foi escolhido entre seus pares para abrir os trabalhos com a leitura de seus poemas.

O festival reuniu 27 poetas e escritores de 18 países e teve a particularidade de ser multicultural, com recitais de poesia, espetáculos teatrais e musicais, danças, incursões e debates sobre a condição dos poetas e escritores no mundo atual. Foram debatidas também as novas linguagens e novas técnicas de transmissão da expressão literária e poética, principalmente por causa das novas tecnologias e da Internet.

Duas semanas antes, Lêdo Ivo esteve na Espanha, para o lançamento de seus livro "La Aldea de Sal", antologia poética publicada pela Calabur Editorial, de Madri, e traduzido para o espanhol por Guadalupe Grande e Juan Carlos Mestre. Na edição do sábado, 19 de junho, o jornal "El País" registrou a presença do Acadêmico na Espanha. O crítico Antonio Sáes Delgado afirmou em sua coluna que Lêdo Ivo é “uma da vozes insubstituíveis da poesia brasileira da segunda metade do século XX”. Disse, ainda, ser praticamente impossível pensar-se em poesia sem a contribuição do poeta brasileiro.
 
“As seis décadas de trabalho presentes nessa antologia correspondem a seis décadas da melhor poesia brasileira”, disse o crítico, que encerrou sua apreciação afirmando ser 'La Aldea de Sal' um livro “imprescindível”.

4/8/2010



04/08/2010 - Atualizada em 03/08/2010