Representando a Academia Brasileira de Letras, o Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, Secretário-Geral da ABL, participou da abertura - no dia 16, às 14h30min - do Painel “Indústrias Criativas” (“Literatura e cultura. Literatura é cultura”) do XXIV Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos - INAE (presidido pelo ex-Ministro João Paulo dos Reis Veloso), no auditório do Banco Nacional de Desenvolvimento, no Rio de Janeiro.
O tema básico do Fórum foi “Rumo ao Brasil desenvolvido” (em duas décadas): Estratégia de desenvolvimento para transformar crise em oportunidade através de três propostas básicas (Economia do Conhecimento, Mobilização pela Competitividade Nacional e Uso Universal do Mercado de Capitais). Aproveitando grandes oportunidades, “Brasil, País de classe média”.
O Painel IV tratou das “Indústrias Criativas”- como transformá-las em grandes oportunidades (cinema, teatro, livro, artes, música, carnaval) e foi aberto pela Ministra da Cultura, Anna de Hollanda.
Falou em seguida o Ministro Aldo Rebelo, do Esporte: “Futebol e Cultura. Futebol é cultura”, cabendo ao Secretário-Geral da ABL o tema “Literatura e cultura. Literatura é cultura”.
O Acadêmico Nelson Pereira dos Santos e o produtor Luiz Carlos Barreto abordaram o tema “Plano Diretor do Cinema Brasileiro: Incentivos à produção e distribuição de filmes brasileiros; estímulos à construção de boas estruturas empresariais e institucionais”. Comentário especial coube a Luiz Carlos Prestes Filho, especialista em economia das “Indústrias Criativas”: “Carnaval e Cultura. Carnaval é Cultura.”
Encerrando o Painel, coube comentário especial ao Presidente do Banco de Sergipe, Saumíneo da Silva Nascimento: "Indústrias Criativas- Modelos de atuação do Museu da Gente Sergipana.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
16/5/2012
15/05/2012 - Atualizada em 14/05/2012